Mangaratiba: reunião com representantes do governo federal define ajuda
Os secretários nacionais Alexandre Reis e Maria Yvelônia, do Ministério da Cidadania, reuniram-se na segunda-feira (4) com representantes do governo do estado do Rio de Janeiro e das prefeituras de Mangaratiba, Paraty e Angra dos Reis. Quem representou Mangaratiba foi Edu Jordão, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos.
O objetivo foi alinhar as ações que o governo federal vai realizar para beneficiar aos municípios da Costa Verde e minimizar os impactos trazidos pelas chuvas.
O encontro ocorreu na sede da Defesa Civil de Angra dos Reis e contou também com a participação da Subsecretária Estadual de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Erika Rangel.
Os secretários nacionais anunciaram que enviarão recursos para dar suporte aos desabrigados e desalojados da região e vão investir em ações de proteção social e envio de cestas básicas.
No domingo (3), o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, decretou o estado de emergência na cidade, o que abre as condições para recebimento de ajuda federal e estadual. Esta ajuda se dá na forma de equipamentos e de verba especial para custear assistência a desabrigados e pessoas vitimadas pelas consequências das chuvas.
Edu Jordão saiu confiante da reunião: “Saio daqui certo de que a população não ficará sem a devida assistência. Enquanto entes federativos, vamos trabalhar juntos para isso”.