Mangaratiba recebe certificado e selo de amigo da pessoa idosa
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba informou nesta quarta-feira (17), que o município recebeu o certificado da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. De acordo com a secretaria, para alcançar esse mérito, a prefeitura investiu em ações para cuidar da população da terceira idade. A honraria, entregue pelo Governo Federal, é concedida às cidades brasileiras que desenvolvem políticas e projetos efetivos em prol da terceira idade.
Além do certificado, a secretaria informou ainda que o município também foi contemplado com o selo de Adesão à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa. O programa é desenvolvido pelo Ministério da Cidadania e visa, em cooperação com os estados e municípios, disponibilizar para as pessoas com mais de 60 anos projetos voltados ao envelhecimento saudável, ativo, sustentável e cidadão. A iniciativa é desenvolvida em cinco etapas, que vão desde a adesão ao programa, criação de legislações específicas, até a execução de ações que incentivam a qualidade de vida e convocam todos os setores da sociedade para um convívio mais amigável com os idosos.
Segundo a secretaria, entre as ações da prefeitura que levaram a cidade a ganhar reconhecimento nacional a cerca do atendimento prestado a melhor idade estão: a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, capacitações com as equipes dos CRAS e ESFs que realizam o acolhimento das pessoas com mais de 60 anos, a inauguração dos novos espaços de convivência da Terceira Idade em Muriqui e na Praia do Saco, a interação com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa, entre outras iniciativas, oficinas e atividades.
“Esse certificado reconhece que a Prefeitura Mangaratiba está cuidando dos seus idosos. A adesão ao programa do Ministério da Cidadania vai nos ajudar a ampliar essa rede de atenção. Nosso objetivo é sempre investir em ações de proteção, garantia de direitos e promoção do envelhecimento saudável. Cuidar dos idosos é obrigação de todos”, destacou o Prefeito Alan Bombeiro.