Mangaratiba promove audiência pública do turismo
A Secretaria de Turismo e Cultura de Mangaratiba, realizou nesta quarta-feira (5) a Audiência Pública do Turismo. A ação aconteceu na Câmara Municipal de Mangaratiba, e foi transmitido pelo canal do Youtube do órgão público.
De acordo com a secretaria, agentes e operadores turísticos, comerciantes, empreendedores, empresários, e a população geral, estiveram reunidos para discutir sobre a recém aprovada Lei do Conselho Municipal de Turismo da cidade (Lei n° 1484/23). A nova legislação regulamenta o COMTUR e cria o Fundo Municipal de Turismo. Além disso, os presentes puderam debater políticas públicas para o fortalecimento do turismo na região.
O secretário de Turismo e Cultura de Mangaratiba, Fernando Luis Mattos da Matta, afirmou estar muito satisfeito com a aprovação da nova Lei do Conselho Municipal de Turismo. “Quero agradecer a todos que estiveram envolvidos para a rápida sanção da Lei do COMTUR, principalmente a nossa equipe que trabalhou incansavelmente para que ela pudesse sair do papel. A partir dela vamos alavancar ainda mais o turismo na nossa região. Não podemos deixar de mencionar e agradecer a presença dos operadores turísticos da cidade, é através da ajuda de vocês que sabemos onde e como podemos melhorar”, concluiu.
O encontro contou com a participação do subsecretário de Turismo, Washington Santos, da subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, doutora Gabi Ângelo, do coordenador de Estado de Turismo do RJ, Marcel Vasconcelos (representando o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca), e dos vereadores Cecília Cabral, João Felippe e Hugo Graçano.
AÇÕES DA SECRETARIA
A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura aproveitou a ocasião para exibir as ações da pasta nos últimos três anos, e apresentou também os projetos que serão executados em 2023. Confira abaixo alguns dos projetos já realizados pela secretaria:
– Elaboração do ‘Pacto pelo Turismo’, Roteiro Mangaratiba Surpreendente (em parceria com SEBRAE) e do projeto “Um dia em Mangaratiba
– Criação do Plano Municipal de Turismo;
– Realização das Oficinas de Diagnóstico Participativo, do 1° Fórum de Turismo de Mangaratiba e da FAMTOUR
– Execução inicial do Inventário turístico;
– Aprovação da nova Lei do Conselho Municipal de Turismo;
– Entre outros.