Mangaratiba promove atendimento itinerante para pescadores
A Secretaria de Agricultura e Pesca (SMAP) de Mangaratiba deu início, na última sexta-feira (1), a uma iniciativa crucial para a comunidade de pescadores do município: o atendimento itinerante. A primeira ação desse projeto pioneiro aconteceu na Praia da Catita, situada na Ilha de Jaguanum. As equipes da SMAP estiveram no local, oferecendo orientações e serviços essenciais para os profissionais da região.
Ao longo do dia, a SMAP realizou um total de 21 atendimentos, abrangendo a emissão de Documentos de Arrecadação (DAEs), cadastros no Registro Geral de Pesca (RGP), atualização da Carteira Municipal do Pescador e do Agricultor, bem como instruções apresentadas sobre o referente à conta GOV.BR. Além disso, a equipe distribuiu a cartilha do pescador, contendo informações essenciais sobre os períodos de defeso das espécies marítimas, entre outras orientações específicas para a atividade pesqueira.
Essa ação itinerante, que promete percorrer os demais distritos nas próximas semanas, acontece devido ao início do período de defeso do mexilhão, que teve início no dia 1º de setembro e se estenderá até 31 de dezembro. Este período exige atenção especial por parte dos pescadores, e a SMAP está empenhada em garantir que eles estejam devidamente informados e apoiados.
PRÓXIMOS ATENDIMENTOS
06/09 – Sahy: Praia Pequena (em frente à praia)
15/09 – Muriqui: CECAP (Av. Nações Unidas, 653)
27/09 – Ilha da Marambaia: Sede da Associação Arqimar (Praia Suja, 1)
Vale lembrar que os atendimentos acontecem das 8h às 12h.