Mangaratiba promove ação de prevenção contra as hepatites virais
Em uma iniciativa para combater as hepatites virais, a Secretaria de Saúde de Mangaratiba promoveu nesta sexta-feira (28) uma mobilização de prevenção contra essas doenças na Praça Robert Simões, localizada no Centro da cidade. A ação ocorreu em celebração ao Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre as hepatites virais. Além de oferecer vacinação contra a hepatite B, as equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) realizaram testes rápidos para hepatite B e C, aferição de pressão e glicose, além de fornecer orientações de saúde gratuitamente à população.
A mobilização contou com a participação de moradores, como Dionísio Moreira, que reside na Ribeira. Ele compareceu ao local, passou pela triagem com os profissionais de saúde e aproveitou a oportunidade para atualizar sua caderneta de vacinação com a imunização contra a hepatite B.
O subsecretário de Saúde, Lucas Venito, marcou presença no evento e destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das hepatites virais. Ele enfatizou que a ação tem o propósito de alertar a população sobre os riscos dessas doenças, informar sobre as formas de transmissão e enfatizar a importância de identificar precocemente a presença do vírus. “O objetivo central é reduzir a incidência das hepatites no município e, assim, promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos de Mangaratiba”, comentou o subsecretário.
MAIS SOBRE AS HEPATITES
As hepatites são inflamações no fígado que podem ser causadas por vírus, bactérias ou pelo consumo excessivo de produtos tóxicos, como álcool ou medicamentos. Algumas podem se tornar crônicas, levando a outras doenças, como cirrose e câncer, extremamente graves e preocupantes. Se você apresentar sintomas como febre, cansaço, tontura, dor de barriga, pele e olhos amarelados e urina escura, procure a ESF mais próxima da sua residência e realize o teste rápido.