Mangaratiba: preço do leite chegou a cair em mais de 30%, afirma Procon-RJ
Um levantamento do Procon Estadual do Rio de Janeiro aponta que o leite sofreu uma redução de 32% em Mangaratiba. O estudo, que abrangeu todo o estado, analisou preços de itens que fazem parte da cesta de alimentação dos consumidores fluminenses. O órgão pesquisou seis marcas do litro de leite – entre integral e desnatado – em 42 estabelecimentos de cinco regiões. E a constatação foi a queda na comparação entre os valores de julho e agosto de 2022 com os de setembro e outubro do mesmo ano.
O registro da diminuição de preço do leite chega após o aumento de 74,68% no acumulado do ano, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Embora se trate de uma boa notícia, porém, o encolhimento no preço do leite em Mangaratiba não ficou entre as maiores nos 12 municípios que o Procon analisou. A diminuição mais significativa se deu em Niterói: 72% – na mesma cidade, ainda houve reduções equivalentes a 56% e 58%.
Outras quedas que chamam atenção aconteceram em Nova Iguaçu (44%) e Macaé (35%). Já na capital, a maior redução, na casa de 40%, ocorreu em um supermercado de Vila Isabel, bairro da Zona Norte.
O estudo buscou estatísticas também de outros itens essenciais, como arroz e feijão. O que se constatou foi que houve queda geral de 4% no preço desses produtos em todo o estado. Já em um estudo de setembro, o óleo teve redução de 6%.