Mangaratiba oferece terapia com cavalos para crianças com necessidades especiais
A prefeitura de Mangaratiba está com inscrições abertas para sessões de equoterapia, na qual profissionais especializados têm o auxílio de cavalos no tratamento de crianças com necessidades especiais. Interessados devem residir no município e comparecer à sede da Secretaria de Agricultura e Pesca (confira o endereço no fim da página) com o laudo médico com indicação para equoterapia, além de RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis e RG ou certidão de nascimento de quem irá participar – o atendimento é para crianças acima de 3 anos. Após esse procedimento, a coordenação do projeto avalia os casos separadamente para convocar 40 selecionados.
A equoterapia consiste em uma abordagem interdisciplinar para estimular o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com diversos tipos de comprometimentos motores, mentais, emocionais e de comportamento. Por isso, o método tem como focos função motora, equilíbrio, habilidades sociais, cognitivas e sensoriais.
Pedro Montenegro, coordenador do projeto, que terá sessões às terças e quintas no Horto Municipal, destaca que o acompanhamento de cada criança assistida é feito de maneira individual: “Nossa equipe acompanha a evolução de cada paciente, faz avaliações semanais e, assim, garante um tratamento personalizado e adequado para a necessidade de cada um. É transformador”.
SERVIÇO
Secretaria de Agricultura e Pesca
Endereço: Rua Domingos Januzzi – Centro/Mangaratiba (ao lado do Itaú).
Informações: (21) 2789-6000 – Ramal 6085