Mangaratiba: mobilização garante energia elétrica para famílias quilombolas
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba, realizou nesta quinta-feira atualização do cadastro das famílias residentes nos Quilombos Santa Justina e Santa Isabel. A ação visa atender os pré requisitos do programa social de distribuição de energia ‘Luz para Todos’.
De acordo com a secretaria, a atualização vai permitir que as famílias do Quilombo sejam beneficiadas com a regularização da distribuição de energia elétrica, através do Programa Luz Para Todos, que é uma iniciativa do Governo Federal. Durante a ação, que contou o apoio da Associação de Moradores dos Quilombos, da Enel e da Secretaria de Meio Ambiente, a equipe da prefeitura pode não só fazer o cadastro das famílias, mas tirar dúvidas sobre o funcionamento do programa. A Prefeitura de Mangaratiba informou que após a conclusão da análise cadastral, os próximos procedimentos ficarão a cargo da ENEL e da Promotoria de Justiça.
O prefeito Alan Bombeiro disse que a gestão está acompanhando a situação das famílias quilombolas. “Estamos desde o início da gestão acompanhando a situação das famílias do Quilombo e essa ação de recadastramento me deixa muito feliz, pois, conseguimos enxergar um avanço efetivo. Apesar da prefeitura ter total interesse em agilizar a instalação do ‘Luz para Todos’ no local, muitos entraves judiciais dificultaram o processo. Por isso, ver esse movimento acontecer, e ter as secretarias municipais envolvidas, já significa bastante”, ressaltou o prefeito.