Mangaratiba instala sala AmigãoCão para terapia assistida por cães

Espaço inclusivo na Base da Guarda Municipal vai atender autistas e pessoas com deficiência com atividades multidisciplinares

A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na promoção da inclusão social com a inauguração da nova Sala do Projeto AmigãoCão, um espaço inovador voltado para o atendimento de alunos no espectro autista e pessoas com deficiência (PcDs). O novo ambiente está localizado na Base da Guarda Municipal e tem como destaque a realização de atividades terapêuticas assistidas por cães, promovidas por uma equipe multidisciplinar.

O prefeito Luiz Claudio, e o vice-prefeito, Lucas Venito, participam da inauguração ao lado de autoridades
Prefeito Luiz Claudio, e o vice-prefeito, Lucas Venito, participam da inauguração ao lado de autoridades, equipe da GM e do cão terapeuta Lucky (FOTOS JONATHAN ABADE/PMM)

A cerimônia de inauguração aconteceu nesta terça-feira (15) e contou com a presença do prefeito Luiz Claudio Ribeiro, que reforçou o compromisso do governo municipal com políticas públicas voltadas à inclusão. “Já falei e repito: em nosso governo a pauta da inclusão não vai ser apenas politicagem, vai ser uma realidade. Tenho certeza que essa sala vai trazer muito acolhimento e aprendizado para pais e alunos”, afirmou o prefeito.

Ambiente da nova Sala do Projeto AmigãoCão, em Mangaratiba
Ambiente da nova Sala do Projeto AmigãoCão conta com decoração lúdica, recursos sensoriais e materiais pedagógicos adaptados

Climatizado e totalmente adaptado, o espaço foi pensado para oferecer um serviço humanizado com foco na Terapia Assistida por Animais (TAA) e em atividades sensoriais. Os protagonistas do projeto são Zuma e Lucky, dois labradores treinados pelo Grupamento de Ações com Cães (GAC) para interagir de forma segura e afetuosa com os participantes.

A equipe do projeto é composta por terapeuta ocupacional, psicólogo, médico veterinário, agentes da Guarda Municipal, entre outros profissionais capacitados para garantir o bem-estar e o desenvolvimento dos atendidos.

A ação é uma iniciativa da Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, por meio do GAC, e visa oferecer novas possibilidades de aprendizado, socialização e acolhimento emocional, fortalecendo a rede de apoio às famílias e alunos da rede pública.

Além do prefeito, estiveram presentes na inauguração o vice-prefeito Lucas Venito, o secretário de Segurança e Trânsito Anderson Quadros, vereadores da cidade e agentes das forças de segurança.

Leia mais: Mangaratiba inaugura central de monitoramento por câmeras


*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.
 

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com