Mangaratiba inicia programa para fortalecer educação básica

Formação continuada para professores do Ensino Fundamental busca elevar desempenho no Saeb e melhorar indicadores do Ideb

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Programa de Formação Continuada Saeb Digital, em parceria com o Instituto Conhecer. A iniciativa tem como público-alvo os professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental – anos iniciais – além dos docentes das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Professores da rede municipal de Mangaratiba participam do primeiro módulo do programa
Professores da rede municipal de ensino participam do primeiro módulo do Programa de Formação Continuada Saeb Digital (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)

O objetivo da formação é melhorar a qualidade do ensino na rede municipal, fortalecendo as práticas pedagógicas e promovendo o desenvolvimento das competências exigidas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que será aplicado ainda este ano em todo o Brasil.

O Saeb é uma ferramenta estratégica do Ministério da Educação para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes e é um dos principais componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Metodologias de ensino

Com a formação, espera-se alinhar o currículo e as metodologias de ensino, além de favorecer o processo de ensino-aprendizagem e aumentar o desempenho dos alunos nas avaliações externas. Os encontros serão realizados ao longo do ano em módulos, mesclando teoria e prática, com acompanhamento técnico e pedagógico especializado.

Segundo a Secretaria de Educação, o investimento em formação docente contínua é essencial para construir uma educação pública mais equitativa, eficaz e transformadora.

Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

Leia mais: Mangaratiba fortalece educação com capacitação de educadores


*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com