Mangaratiba: Grupamento de Ações com Cães vai participar de mais uma especialização
O Grupamento de Ações com Cães (GAC) da Guarda Municipal de Mangaratiba foi selecionado para participar de um curso especializado em Serviços Assistidos por Cães, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Intervenção Assistidas por Cães (GEPAC) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). A seleção ocorreu no último sábado (6), em Niterói.
Com o aval dos instrutores do GEPAC, os cães do Grupamento, acompanhados pela equipe liderada pelo coordenador Marcos Lopes, juntamente com os GMs Abreu e Mello, conquistaram a aprovação em todas as fases do rigoroso processo seletivo. O curso terá a duração de 7 meses e oferecerá aulas teóricas e práticas, ministradas por uma equipe multidisciplinar do GEPAC.
O secretário de Segurança, Bruno Soares, destacou a relevância dessa especialização para a atuação dos GMs e dos cães em intervenções com crianças autistas. “A Guarda Municipal tem se empenhado em proporcionar diversas oportunidades de capacitação para os agentes do GAC, e para todos os membros da corporação, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da compreensão da neurodiversidade. Embora a equipe do GAC já possua uma qualificação substancial para desenvolver o projeto, buscamos constantemente atualizações, pois o trabalho demanda grande responsabilidade. Nosso compromisso é sempre garantir a segurança e o bem-estar das crianças residentes na cidade”, afirmou o secretário.