Mangaratiba: Fórum discute sobre esporte, movimento e inclusão
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba, realizou nesta quarta-feira (29), o ‘1° Fórum de Capacitação: Esporte, Movimento e Inclusão’. O evento, direcionado para professores e profissionais de educação física, contou com palestras e capacitações a fim de promover a prática do esporte inclusivo na cidade.
De acordo com a secretaria, entre as palestras realizadas estão: ‘Imersão do Espectro Autista, ‘Lidando com Situações Reais no Espectro Autista’, e a ‘A Importância da Psicomotricidade para o Neurodesenvolvimento Infantil’, tema que foi trabalhado de forma teórica e prática. As palestras foram ministradas pelo psicomotricista, Rafael Martins, e o especialista em esportes inclusivos para autistas, Felipe Nilo. Todos os conteúdos irão auxiliar os profissionais participantes a desenvolverem atividades físicas para crianças e jovens diagnosticados com o transtorno do espectro autista (TEA).
QUALIFICAÇÃO E INCLUSÃO
Segundo a subsecretária de Esporte e Lazer, Tayná Curssú, idealizadora do projeto, o evento visa levar mais qualidade de vida, e estimular através do esporte, as crianças e adolescentes que precisam de cuidados especiais. “Essa qualificação é de extrema importância, pois, sabemos que a atividade física representa um grande impulso no desenvolvimento motor, social e na melhora de diversas habilidades para quem tem autismo. Nosso objetivo foi preparar os profissionais para fazerem um trabalho mais inclusivo e assertivo na cidade”, disse.
A secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Brena Maia, acompanhou o evento e destacou a importância da inclusão no esporte. Segundo ela, a capacitação permanente das equipes da prefeitura faz toda a diferença para a oferta de um acolhimento cada vez mais direcionado e inclusivo aos estudantes da rede municipal.
Participaram cerca de 30 de professores e todos receberam certificados. O vereador Rômulo Carcará também prestigiou o evento.