Mangaratiba forma primeira turma de Guardiões Ambientais
A Prefeitura de Mangaratiba informou que foi realizada neste domingo (16), no Casarão do Sahy, a solenidade de formatura de um dos maiores projetos de educação ambiental profissional do Brasil: os Guardiões Ambientais. De acordo com a prefeitura, a capacitação, inédita no país, foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os 20 participantes receberam o certificado de conclusão do curso das mãos do secretário da pasta, Antonio Marcos Barreto, e do presidente da Fundação Florestal de São Paulo e diretor Nacional da Anamma Brasil, Mário Mantovani.
Segundo o secretário Antonio Marcos, o momento era de celebração. “Estou extremamente realizado com esse projeto. Me lembro que quando cheguei em 2018 tinhamos a missão de compor tecnicamente a secretaria, e tivemos dificuldade em encontrar profissionais no município. Esse trabalho tem exatamente esse objetivo, ensinar para universitários, moradores do município, a rotina do órgão ambiental em seu processo produtivo de maneira prática. E estamos muito felizes com o resultado”, disse o secretário, que ainda aproveitou para contar que em maio terá a segunda etapa do projeto com novos alunos e também com alguns antigos que foram selecionados para a nova fase.
Mário Mantovani, um dos maiores nomes da área ambiental, parabenizou os estudantes pela conquista e destacou a importância da ação da prefeitura. “É uma sorte muito grande poder participar dessa jornada de aprendizado daquilo que escolhemos defender. Estamos hoje apresentando a sociedade os guardiões ambientais de Mangaratiba, aqueles que são daqui e vão lutar para que a cidade tenha avanços e compromissos com as questões ambientais. Lembrem-se: podemos pensar global, mas, devemos agir local”, ressaltou.
Leonardo Ferreira, estudante de Gestão Ambiental e participante do projeto, era só emoção. “A experiência que tivemos foi super enriquecedora. Ter a oportunidade de passar por todos os setores do órgão, e, a cada semana ter um aprendizado diferente é maravilhoso. Agradeço a prefeitura por realizar um projeto tão importante para nós estudantes”.
A cerimônia contou com a presença subsecretária de Meio Ambiente, Fernanda Porto, dos secretários, Antônio Aniceto (Tecnologia), Evandro Ramalho (Trânsito), Michel Eliziario (Governo), Roberto Monsores (Turismo), Coronel Rogério Escarani (Defesa Civil), dos vereadores Cecilia Cabral, Josué Té, Nilton Santiago e Rodrigo Bondim, e da presidente da Anamma Rio de Janeiro, Shayene Barreto.
PROJETO GUARDIÕES AMBIENTAIS
O curso tem como objetivo apresentar a rotina da Secretaria de Meio Ambiente, onde os participantes passam por todos os setores do órgão. Ele é destinado para alunos dos cursos de graduação de Administração, Biologia, Direito, Engenharia Agrícola, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Geografia. A capacitação tem duração de três meses e os participantes recebem uma bolsa no valor de R$ 840,00 mensais. É importante ressaltar que todo o curso é custeado através de compensações ambientais.