Mangaratiba cria Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, sancionou nesta quarta-feira (8) a Lei 1.480/23, que cria a Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMulher). O evento foi realizado na Praça Robert Simões, contou com a presença do deputado Estadual, Luiz Claudio Ribeiro, do vice-prefeito, Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, secretários, vereadores e diversas autoridades.
Durante a cerimônia foi realizada a posse da subsecretária responsável pela SPPMulher, a advogada e servidora municipal, doutora Gabi. A pasta promoverá o desenvolvimento e implementação de políticas públicas, projetos, atividades e acolhimento para as mulheres de Mangaratiba, com foco em valorizar empoderamento, autonomia e qualidade de vida.
O prefeito Alan Bombeiro, fez questão de explicar, a importância da SPPMulher. “Meu governo é composto predominantemente por mulheres e isso, é orgulho para mim. As mulheres são guerreiras, dedicadas e merecem cada vez mais seus espaços, respeito e valorização. Então, o objetivo da nossa gestão é ampliar cada vez mais os projetos e iniciativas que valorizam o público feminino em Mangaratiba e incentivam a garantia de direitos. Esta subsecretaria foi criada com este objetivo e temos certeza que a doutora Gabi fará um trabalho incrível”, disse.
PROJETOS E INCENTIVOS
A subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres, doutora Gabi, explicou que a ideia de criar um espaço de gestão, voltado para a inclusão de pautas específicas do público feminino, veio sendo amadurecida ao longo dos últimos anos. “Essa ideia vem sendo pensada e planejada desde 2018. Quero agradecer ao prefeito Alan Bombeiro pela sensibilidade. Agora teremos um espaço exclusivo e pronto para oferecer amor, carinho, escuta e empatia para as mulheres de Mangaratiba. Nosso objetivo é incentivar empoderamento, qualidade de vida e prover, através das políticas públicas, a autonomia das nossas mulheres maravilhosas”, ressaltou.
A vereadora Cecília Cabral parabenizou a gestão pela conquista e lembrou a criação do Centro de Referência Especializado em Atendimento à Mulher, entre outros espaços inaugurados nos últimos anos e voltados ao público feminino. Somente de 2018 para cá, as mulheres de Mangaratiba passaram a contar com equipamentos de saúde como a Casa Rosa e Sala Lilás, a Ronda Maria da Penha, o Botão do Pânico, que presta suporte imediato a mulheres com medidas protetivas, entre outras iniciativas.
AÇÃO SOCIAL
A Prefeitura de Mangaratiba ressaltou que o evento ainda contou com uma ação social, que levou diversos serviços sociais e de beleza para as mulheres presentes, além da apresentação do coral do Núcleo da Terceira Idade e da distribuição de mudas. As ações foram coordenadas pelas Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente.
Participaram do evento a primeira dama, Deise Costa, os vereadores Wlad Da Pesca, Josué Té, Doutor Davi e Rômulo Carcará, secretários e subsecretários, e a coordenadora da Ronda Maria da Penha, Paula Fiorani.