Mangaratiba cria Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação
Projeto incentiva a participação voluntária na gestão e proteção dos parques estaduais e áreas de proteção ambiental
PRESERVAÇÃO A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), publicou a Resolução SMMA 03/2021 e lançou esta semana o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Municipais, iniciativa que tem o objetivo de aproximar a população das unidades de conservação, incentivando a participação voluntária na gestão e proteção dos recursos naturais.
Titular da SMMA, o secretário Antonio Marcos Barretodisse que o programa possibilitará mais alcance na proteção ambiental e vai estimular a população a participardas ações de preservação dos espaços naturais. “Com a ajuda dos voluntários poderemos ampliar o nosso trabalho de proteção ao meio ambiente, além de envolver os cidadãos em atividades que ajudem na conservação da flora, fauna e demais recursos naturais”, explicou.
O prefeito Alan Bombeiro disse que a instituição do programa será uma ótima oportunidade para os estudantes poderem adquirir experiência profissional, além de se tornarem multiplicadores de ações de conservação da biodiversidade e proteção ambiental.
A SMMA informou que os voluntários selecionados vãoatuar no Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu e no Parque Ecológico e Cultural do Sahy, e também nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha do Boto Cinza, e na da Guaíba-Guaibinha. A área de atuação dos inscritos vai depender das unidades de conservação, mas poderá variar desde o atendimento administrativo, pesquisa e monitoramento, proteção ambiental, até comunicação ou tecnologia, dentre outras.
A coordenação do trabalho desenvolvido pelos voluntários ficará a cargo da SMMA, por meio do Setor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, com a parceria das unidades de conservação municipais. Os voluntários também serão assessorados pelo Comitê Técnico de Avaliação do Programa, que será composto por funcionários da SMMA e por convidados do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Todos os voluntários do projeto irão receber o certificado de participação do programa.