Lixão de Mangaratiba terá projeto de encerramento pago pelo Comitê Guandu

Sanear Guandu disponibiliza R$ 40 milhões para Planos de Encerramento de lixões de seis municípios da Região Hidrográfica II

Os lixões de Mangaratiba e de outros municípios do Rio de Janeiro, incluindo Japeri, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi e Miguel Pereira, serão contemplados com o projeto “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos”, financiados pelo Comitê Guandu-RJ. A iniciativa visa a elaboração ou atualização de Planos Integrais de Encerramento para essas áreas, sem custos ou contrapartidas municipais.

Mapa dos municípios destacados em verde, incluindo Mangaratiba
Os municípios destacados em verde, incluindo Mangaratiba, estão contemplados com projetos para elaboração ou atualização de Planos Integrais de Encerramento de lixões (FOTO ILUSTRAÇÃO)

Segundo o edital divulgado pela Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), os municípios que anteriormente se encontravam na Categoria 1, como Japeri, Mendes, Engenheiro Paulo de Frontin e Paracambi, foram transferidos para a Categoria 2. Dessa forma, lixões como os de Japeri, Morsing, Lagoinha e Coppê de Paracambi se juntam ao Vazadouro de Mangaratiba, além do Aterro e Lixão da Serra, em Miguel Pereira, já habilitados para o programa.
O projeto busca hierarquizar os lixões participantes com base em critérios técnicos e sociais estabelecidos pelo Colegiado, para determinar a ordem de obtenção dos Planos Integrais de Encerramento. Apenas lixões situados integralmente na Região Hidrográfica II (RH II) e que não estivessem sob gestão privada foram aceitos para o processo de hierarquização.

O cronograma das etapas já teve início nesta terça-feira (12), com o resultado final previsto para ser divulgado em 4 de dezembro de 2024. Todas as informações atualizadas estão disponíveis nos sites do Comitê Guandu e da Agevap .

Para viabilizar os projetos, os recursos provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDRHI) serão utilizados, conforme deliberação do Comitê Guandu, seguindo seu Plano de Aplicação Plurianual e Programação Anual de Atividades e Desembolso. No total, até R$ 40 milhões serão destinados para as duas categorias do projeto.

O “Sanear Guandu – Resíduos Sólidos” foi desenvolvido em alinhamento com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo erradicar todos os lixões até 2024. Além de interrupções práticas de descarte, a iniciativa busca fomentar ações para reduzir ou eliminar o passivo ambiental, protegendo solos e as nascentes.



*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu-RJ.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com