Jucerja registra recorde de abertura de empresas nos Ășltimos dez anos
HORA DA RETOMADA A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), ĂłrgĂŁo vinculado Ă Secretaria de Desenvolvimento EconĂŽmico, anunciou o registrou em agosto de um nĂșmero recorde de empresas abertas no estado, nos Ășltimos 10 anos. No total, segundo a Jucerja, foram contabilizados 6.036 novos negĂłcios, o que representa um aumento de 23% em relação ao mesmo mĂȘs em 2019 (4.902 novas empresas).
A Jucerja registra que historicamente, agosto Ă© o mĂȘs com maior nĂșmeros de abertura de empresas. Em um levantamento feito dos Ășltimos 20 anos, apenas o ano de 2009 (7.676 empresas constituĂdas) superou a marca de 2020.
A Jucerja informa que jĂĄ vinha registrando um aumento gradual no nĂșmero de aberturas desde o inĂcio da pandemia do novo coronavĂrus. O pior mĂȘs foi abril, com 1.081. Em maio, o nĂșmero subiu para 2.171, chegando a 3.372 em junho. No mĂȘs de julho, foram contabilizadas 5.248 novas constituiçÔes. âO nĂșmero Ă© um reflexo de todo um trabalho que o Governo do Rio vem fazendo para facilitar o processo de abertura de empresas e consequentemente melhorar o ambiente de negĂłciosâ, explicou o presidente da Jucerja, Vitor Hugo Feitosa.
Feitosa disse ainda que durante toda a pandemia, a Jucerja avançou no desenvolvimento do processo 100% digital, o que permitiu a continuidade dos registros. âAlĂ©m disso, somos a Ășnica Junta Comercial do paĂs a utilizar o Biovalid, aplicativo de reconhecimento facial para assinatura de processosâ, acrescentou ele. Outro recorde batido em agosto foi o do tempo de registro de empresas. Apesar do aumento no nĂșmero de aberturas, o tempo, que em julho foi de 43 minutos, caiu para 38 minutos, o que foi a melhor marca desde abril.
âO nĂșmero Ă© um reflexo do trabalho do governo para facilitar a abertura de empresas e consequentemente melhorar o ambiente de negĂłcios. AlĂ©m disso, somos a Ășnica Junta Comercial do paĂs a utilizar o Biovalid, aplicativo de reconhecimento facial para assinatura de processosâ
Vitor Hugo Feitosa
Presidente da Jucerja