Jornal Atual acompanha abertura do Macaé Energy 2026

Evento reúne líderes, empresas e especialistas para debater inovação, negócios e o futuro da energia no Brasil

O Macaé Energy 2026, um dos principais encontros do setor de energia do Brasil, começou nesta terça-feira (17). O evento reúne empresas, autoridades e investidores no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, e segue até quinta-feira (19).

Abertura da feira de negócios do Macaé Energy 2026 (Foto: Jornal Atual)

O Jornal Atual acompanhou o dia de abertura com cobertura no local. A equipe formada por Marcelo Godinho, Renato Reis e Richard Carrasco registra os debates e destaca a dimensão do encontro, que espera cerca de 15 mil visitantes.

Integração e negócios

Organizado pela Firjan, com parceria da Rede Petro, o evento ocupa uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A estrutura reúne mais de 70 expositores e empresas nacionais e internacionais. A proposta central é integrar os diferentes elos da cadeia produtiva.

Estandes da Petrobras, Rede Petro, Tecnogera e TESS, na feira do Macaé Energy 2026 (Foto: Jornal Atual)

A feira de negócios começou ao meio-dia e movimentou o primeiro dia do evento. Empresas apresentaram soluções tecnológicas e buscaram novos contratos ao longo da exposição. O espaço reúne mais de 450 fornecedores, e a organização estruturou o ambiente para facilitar o networking e estimular reuniões estratégicas.

O encontro aproxima fornecedores, operadoras e investidores e estimula o desenvolvimento regional. A edição de 2026 projeta crescimento em relação ao ano anterior. O número de congressistas dobrou, passando de 2 mil para 4 mil participantes. A programação também prevê mais de 300 reuniões de negócios e envolve mais de 450 fornecedores. A organização estima a geração de mais de 400 oportunidades comerciais.

Luiz Césio Caetano, presidente da Firjan, durante a abertura da feira que compõe o evento (Foto: Jornal Atual)

Congresso e temas

O congresso ocorre das 10h às 18h e soma cerca de 30 horas de conteúdo. Especialistas discutem tendências, desafios e oportunidades da cadeia energética. Os temas incluem integração energética, mercado de gás natural, fornecimento e compras e oportunidades offshore. Também entram em pauta campos maduros, inovação e pesquisa.

Robson Carneiro, presidente da Facerj, recepciona palestrantes do Seminário de Economia do Mar de Macaé (Foto: Jornal Atual)

Cada dia do evento apresenta um eixo temático. A terça-feira foca o setor de petróleo, a quarta destaca o gás natural e a quinta aborda inovação e transição energética. A programação reúne autoridades, especialistas e executivos de grandes empresas. Entre os destaques está a palestra sobre o Projeto Raia, voltado ao desenvolvimento do gás natural no país.

A equipe do Jornal Atual acompanhou o Seminário de Economia do Mar, realizado na arena temática do evento. Durante os preparativos para a abertura, Marcelo Godinho, diretor-presidente do Atual, conversou com Julio Villas Boas, diretor do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ), João Leal, coordenador de Energia Nuclear da Secretaria de Estado de Energia e Mar (Seenemar), e Renato Regazzi, professor de Economia do Mar do Insper e diretor da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio).

Respectivamente: Julio Villas Boas, João Leal, Renato Regazzi e Marcelo Godinho (Foto: Jornal Atual)

Os painéis abordaram a integração entre porto e cidade, além de desenvolvimento sustentável. Especialistas discutiram o conceito de economia azul e destacaram o potencial das cidades costeiras. Os debates também exploraram oportunidades ligadas à pesca, turismo e energias offshore.

Leia mais: Ternium abre inscrições para bolsas de até R$ 9 mil

José Roberto de Souza

José Roberto de Souza é estudante de Jornalismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e integra a equipe do Jornal Atual como estagiário.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo



Abertura da feira de negócios do Macaé Energy 2026 (Foto: Jornal Atual)