Itaguaienses se destacam no programa de inovação no Porto Sudeste

Ideias Geniais premia as iniciativas mais criativas para melhoria de processos e desenvolvimento sustentável

Em um movimento que destaca a importância da inovação no ambiente corporativo, o Porto Sudeste, porto privado na região de Itaguaí, incentiva a criatividade de seus profissionais com o Programa Ideias Geniais. A iniciativa reconhece projetos que contribuem para a melhoria contínua de processos, produtos ou serviços prestados, promovendo, assim, a cultura de inovação. Em 2024, o programa teve mais de dois mil projetos inscritos. Esse número inclui a instalação de uma horta inclusiva em escolas da rede municipal de Itaguaí, projeto campeão na categoria SER, focada em ESG. “O Porto Sudeste já possuía o Programa de Hortas em 2019, porém não pensado para o público PCD. Considerando que cerca de 24% da população brasileira é portadora de algum tipo de deficiência, era preciso adaptar o modelo a essa realidade”, comentou Paula Lima, moradora de Itaguaí que atua como analista de Responsabilidade Social no terminal.

Grupo de estidantes exibindo um cheque simbólico para foto
A premiação destaca a importância da inovação no ambiente corporativo do Porto Sudeste (FOTOS DIVULGAÇÃO)
Grupo de estudantes se exibindo para foto
A iniciativa é um estímulo à integração entre os profissionais e as equipes responsáveis

Comunicação em um único canal

No ano passado, plantamos cerca de 800 mudas na Escola Municipal Severina Ramos. Encontros quinzenais têm como foco o ensino da educação ambiental e manejo da horta. As professoras afirmaram que os mais de 60 alunos PCDs receberam bem a iniciativa. Assim, eles se engajaram nas atividades propostas.

Nascido e criado em Itaguaí, o analista de Operações Portuárias Luiz Eleoterio faz parte da equipe que ficou em primeiro lugar na categoria de Governança. O projeto vencedor concentrou a comunicação em um único canal, evitando falhas de interação entre departamentos e áreas operacionais. “Precisávamos mandar e-mail para diversas pessoas ao identificarmos um erro. Isso dificultava definir o status do processo e nos deixava mais suscetíveis a problemas de comunicação”, relembra Luiz. “Implementamos um novo fluxo, no qual o profissional pode enviar uma solicitação para a equipe responsável e esta deve aprová-la ou passá-la adiante. Essa Solução Kaizen nos deu maior segurança dos dados, além de registro do histórico completo de relatos e como foram resolvidos”, contou ele.

Estudantes premiados exibindo suas medalhas
Os vencedores exibem, orgulhosos, as premiações a que fizeram jus com a atuação no trabalho

Questões rotineiras, de baixa ou alta complexidade

O Programa Ideias Geniais tem como base a metodologia japonesa Kaizen, (“mudança para melhor”, em tradução livre), que valoriza pequenas ações diárias para grandes avanços. Recebem prêmios as cinco melhores soluções criativas de cinco categorias: PAZ (segurança no trabalho), SER (socioambiental), PN10 (metas corporativas), Carreiras (desenvolvimento humano e organizacional) e Governança (automatização de processos e conformidade com políticas internas). “Por meio do programa, os profissionais recebem incentivos para criar soluções criativas e transformadoras para questões do dia a dia, sejam elas de baixa ou alta complexidade. As pessoas que estão na ponta são os canais ideais para identificar gargalos e propor aperfeiçoamentos. Ter essa cultura de inovação é parte fundamental na busca por excelência e sucesso de qualquer negócio”, destacou Fabiano Medeiros, gerente de inovação e melhoria contínua do Porto Sudeste.

Leia também: Alunos de Mangaratiba participam de avaliação diagnóstica de educação

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com