Itaguaí: rede municipal de ensino ganha projeto de alfabetização
A Prefeitura de Itaguaí anunciou o lançamento do Projeto de Alfabetização na Rede Municipal de Ensino. Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o programa, que já está em andamento, tem o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública da cidade.
Outra proposta é de diminuir a defasagem ou distorção idade-série, cenário que apresenta alunos matriculados com idade ao menos dois anos superior àquela esperada para determinada série.
Com a estimativa de atender a mais de 14 mil alunos do 1° ano ao 9º ano, a pasta dividiu o projeto em duas linhas: “Nos trilhos da Alfabetização” e “Se liga, jovem!”.
Com atividades no mesmo turno da escolaridade e nas próprias unidades de ensino, a primeira vertente atende a todas as crianças do 1º ao 5º ano da rede municipal. Por meio de uma parceria com o Instituto CEDAC (Comunidade Educativa), o foco é incentivar as boas práticas na sala de aula e transformar os espaços das escolas em ambientes de alfabetização.
Já a segunda é destinada a alunos do 6º ao 9º ano que passaram por avaliação diagnóstica e demonstraram não ter consolidado a alfabetização – a partir disso, os pais e responsáveis autorizaram a entrada no projeto. As ações ocorrem no contraturno da escolaridade no Centro Educacional de Itaguaí (Estrada Ari Parreiras, 1242 – Engenho). De acordo com a prefeitura, aos estudantes, há disponibilidade transporte escolar e alimentação, além de equipe multidisciplinar composta por fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.