Itaguaí e Mangaratiba divulgam horários de vacinação para pólio e multivacinação
O Ministério da Saúde prorrogou até o próximo dia 30 a campanha nacional de vacinação infantil contra Poliomielite e Multivacinação. Assim, pais e responsáveis ganham um prazo a mais para imunizar crianças até 15 anos. Em suas páginas oficiais nas redes sociais, as prefeituras de Itaguaí e Mangaratiba divulgaram os postos que realizam atendimento e em que horários.
Em Itaguaí, a Secretaria de Saúde recebe a população em nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs) entre 8h e 16h, de segunda a sexta-feira. Os postos estão nos seguintes bairros: Centro, Brisamar, Califórnia, Mangueira, Mont Serrat, Vila Geni, Vila Margarida, Vista Alegre e Chaperó.
Já em Mangaratiba, sete postos de vacinação estão abertos ao público, mas com horários de aplicação diferentes. A UBS Itacuruçá funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h; a UBS Muriqui, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h; a UBS Ranchito, de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h; a UBS Conceição de Jacareí, terça, quarta e quinta-feira, das 8h às 16h; a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Ingaíba, segunda e sexta-feira, das 8h às 16h; a ESF Serra do Piloto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h; a ESF São Sebastião (Muriqui), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Nestas duas últimas unidades, a prefeitura ressalta que é preciso consultar agendamento prévio. Na mesma nota, a Secretaria de Saúde avisa que moradores de Praia Grande encontram atendimento no Ranchito ou nas unidades de Muriqui.
BAIXA ADESÃO
O prazo para imunização terminaria na sexta (9), mas o Ministério da Saúde decidiu estendê-lo devido á baixa procura por parte da população. Segundo a pasta, até semana passada, o número de crianças entre 1 ano e 4 anos e 11 meses imunizadas contra a poliomielite correspondia somente a 35%. O objetivo é vacinar contra a pólio pelo menos 95% das quase 15 milhões de crianças menores de cinco anos.
De acordo com a campanha, crianças menores de 1 ano deverão ser imunizadas de acordo com a situação vacinal para o esquema primário. Já as que têm entre 1 a 4 anos precisam tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), mas só se já estiverem imunizadas com as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
MULTIVACINAÇÃO
Já a multivacinação tem o objetivo de completar a caderneta de vacinação de quem tem até 15 anos. A campanha oferece os seguintes imunizantes: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
O Ministério da Saúde lembra que estas campanhas coincidem com a da segunda dose contra Covid-19 para a maioria do público-alvo. Entretanto, quem tem mais de 3 anos pode tomar o imunizante contra o novo coronavírus simultaneamente ou com qualquer intervalo em relação às demais vacinas do Calendário Nacional.