Itaguaí: campeonato de xadrez recebe inscrições
Itaguaí recebe em abril a terceira edição do Torneio de Xadrez Prometheus, competição de mesmo nome da entidade que difunde a modalidade há 11 anos no município. A expectativa dos organizadores é pela participação de 60 enxadristas, inclusive, de outras cidades, como Mangaratiba, Seropédica e Angra dos Reis, além do Rio de Janeiro.
Interessados têm até 31 de março para realizar a inscrição. A taxa custa R$ 60, mas quem se inscrever até o dia 26 paga R$ 30. Esses valores são destinados a jovens e adultos – crianças não pagam inscrição.
A única forma de pagamento é o PIX, por meio da chave psampliada@gmail.com (nome do recebedor: Leandro Vieira da Silva). A orientação é para que o participante envie o comprovante para o seguinte número de WhatsApp: (21) 991691042.
O CAMPEONATO
A organização do torneio informa que a disputa acontece em 13 de abril no Espaço Célula 1. O portão abre às 9h, com o início das disputas previsto para 9h30.
A categoria será única, o que, de acordo com os organizadores, significa que podem concorrer enxadristas de ambos os sexos, inclusive PCDs (Pessoas com Deficiência). O torneio também aceita inscrições de menores de 16 anos, que deverão comparecer para a disputa acompanhados de pais ou responsáveis. Já crianças abaixo de 8 anos terão um espaço especial reservado.
O Espaço Célula 1 fica na Rua Fernando Alberto de Oliveira, número 277, no Centro. Haverá também transmissão ao vivo pelo Instagram (@podcast/edinhotaon).
REGULAMENTO
Ainda de acordo com o clube Prometheus, o torneio será disputado no formato rápido, com sete rodadas de jogos de 15 minutos, mais cinco segundos de incremento. Os organizadores destacam que detalhes do regulamento e das regras serão enviados por WhatsApp após confirmação do pagamento.
Sobre a premiação, os primeiros colocados de cada categoria (Adulto, jovens de 14 a 16 anos e crianças de 8 a 12) receberão um troféu. Já crianças abaixo de 8 anos ganharão uma medalha por participação.
O INSTITUTO
De acordo com o professor Giovani Velasco, instrutor de xadrez e fundador do Prometheus, o objetivo do clube é levar a alunos de Itaguaí atividades ligadas ao jogo de xadrez por meio de uma “estrutura física apropriada e uma adequada proposta didático-pedagógica”.
Atualmente, o projeto promove capacitação em quatro escolas municipais e uma privada, com encontros semanais.
LEIA MAIS
Prefeitura de Itaguaí promove mutirão contra arboviroses
Sobre o III Torneio de Xadrez Prometheus, ele destaca que se trata de mais uma forma de disseminar o xadrez em Itaguaí: “A cada ano temos um alcance maior, hoje com mais de 250 alunos. E o torneio é uma oportunidade a mais para incentivarmos a prática do xadrez em jovens, adultos e crianças na cidade, para inserirmos a cultura xadrez como arte, educação, jogo”.
Ele acrescenta: “E também é uma maneira de abrimos portas, porque já temos jogadores de nível médio federados Federação de Xadrez do Rio de Janeiro (Fexerj)”.