Itaguaí: Câmara Municipal reforma sede em obra orçada em R$ 1,7 mi
Com a justificativa de melhorar a acessibilidade para usuários com deficiência ou com mobilidade reduzida, a Câmara Municipal de Itaguaí está reformando a sua sede. Com orçamento de quase R$ 1,7 mi, a obra de restauração e ampliação – cujo prazo de conclusão é de 10 meses – deve abranger diferentes acomodações do prédio, a fim de oferecer maiores inclusão e circulação a todos os cidadãos.
Dentre as melhorias na “Casa do Povo”, a CMI pretende erguer uma guarita de dois andares, localizada na parte interna, e demolir a antiga para a construção de novas vagas de estacionamento. O planejamento também contempla um novo pavimento no anexo dois (acima do atual almoxarifado) para a criação de novas salas; a instalação de um elevador; e a construção de uma passarela para a ligação do anexo ao prédio da presidência. A ideia é facilitar o acesso dos munícipes a ambos os espaços.
O interior do plenário Wilson Pedro Francisco também vai passar por reformas, como, por exemplo, a abertura de um novo acesso e a criação de uma área de fumantes.
SESSÕES ONLINE
A propósito, as sessões legislativas não acontecem no plenário no Wilson Pedro Francisco desde o fim de agosto. Em caráter temporário, ocorrem em formato remoto, por meio de videoconferência.
A câmara destaca que o corpo técnico legislativo oferece suporte para garantir que as sessões aconteçam. Já os vereadores, que passaram por treinamento para se adaptar ao modo online, são os responsáveis por providenciar Internet com capacidade suficiente para garantir participação integral na assembleia.
Apesar do esquema remoto, o público pode seguir acompanhando as sessões. A câmara disponibiliza a transmissão dos encontros simultaneamente em suas redes sociais.
Cabe ressaltar a má qualidade dos serviços de internet da Casa Legislativa durante a pandemia, com frequentes quedas de sinal e ausência de áudio, além da péssima qualidade da imagem. Com a contratação recente desses serviços, a expectativa é que essa situação não se repita mais a partir da retomada das transmissões online.