Instituto Lucia Castilho promove evento na Praia do Saco
O Instituto Lucia Castilho é uma instituição sem fins lucrativos criada em maio de 2023 em Mangaratiba, como uma homenagem à mulher guerreira Lucia Castilho, que faleceu há cerca de três anos. A instituição tem como presidente a Yalorixá Iva de Oxum e tem como objetivos principais apoiar a cultura e religiosidade afro-brasileiras, promover a igualdade racial, lutar pelos direitos e pela saúde da mulher e incentivar o empreendedorismo feminino para sustentar a economia criativa local e promover a autonomia financeira das mulheres.
Para arrecadar recursos e garantir a manutenção do instituto, será realizado um evento beneficente intitulado “Batuque, Feijão & Africanidades”. O evento acontecerá no domingo (4) de junho, a partir das 12h, na pista de skate da Praia do Saco. Será servida uma feijoada a preços populares, e a programação contará com artistas solidários apresentando sambas de raiz. Além disso, haverá barraquinhas cedidas à população empreendedora, trazendo um toque de africanidade ao evento.
CAMPANHA DO AGASALHO
Além do evento, o Instituto Lucia Castilho está promovendo a Campanha do Agasalho, onde está aceitando doações de casacos, cobertores, mantas e outros itens em bom estado de conservação para serem doados a pessoas que não têm condições de comprar esses itens e se prepararem para o inverno. As doações podem ser entregues na Rua Minas Gerais 350, na Praia do Saco, ao lado da Pista de Skate. Quem desejar doar ingredientes para a feijoada pode entrar em contato com o tesoureiro do instituto, Lúcio Alvives, através do telefone (21) 99473 0716.
O Instituto Lucia Castilho tem como objetivo fornecer assistência filantrópica aos residentes de Mangaratiba e região que se encontram em situação de vulnerabilidade. Como uma instituição não recebe apoio financeiro de órgãos públicos ou privados, é necessário realizar eventos beneficentes para garantir seu sustento. O instituto busca alugar um imóvel para oferecer atendimento jurídico, psicológico, religioso e social, visando proporcionar a todos os cidadãos acesso democrático à saúde física, mental, emocional e social, direito inalienável de todo indivíduo.