Inea recupera trilhas no Parque Estadual da Ilha Grande
O Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG), unidade de conservação gerida pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), comemorou 52 anos com um evento especial nesta segunda-feira (26). Guarda-parques e voluntários se reuniram para dar continuidade à restauração da trilha Pouso x Lopes Mendes, uma das mais movimentadas do parque.
A manutenção do trilho teve início em abril deste ano e visa reparar as estruturas necessárias ao longo do percurso, muitas das quais degradadas pelas fortes chuvas e pelo elevado número de turistas. Aproximadamente sete pessoas participaram das atividades, que fazem parte do plano anual de restauração das trilhas.
“Não é segredo que a Ilha Grande é um dos destinos turísticos mais procurados do estado. Poder participar não só da restauração da trilha, mas também da manutenção de todo esse ambiente não tem preço”, comemorou Philipe Campello, presidente da Inea.
Na primeira etapa, em abril, voluntários trouxeram toras de eucalipto para a construção de novas escadas, que finalmente foram instaladas ontem. O objetivo é facilitar o acesso a alguns trechos da trilha de 1 km que leva a uma das praias mais bonitas do mundo. Devido às condições favoráveis da região, como mar raso e constantemente agitado, a praia de Lopes Mendes é procurada para a prática de surfe, além de outras atividades como caminhadas, corrida e ciclismo.
Com o objetivo de proteger o meio ambiente dentro da unidade de conservação, os guardas-parques do PEIG realizam regularmente diversas ações, como monitoramento para evitar acampamentos ilegais e campanhas de limpeza para retirar o lixo trazido pelas marés.