Inea inicia desassoreamento de rios e canais de Mangaratiba
Programa Limpa Rio atenderá Praia do Saco, Muriqui e Itacuruçá com ações emergenciais
A Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), deu início na manhã desta quinta-feira (9) ao desassoreamento emergencial do Rio do Saco, localizado na Praia do Saco. A ação solicitada de forma urgente pelo prefeito Luiz Cláudio Ribeiro ao Governo do Estado, melhora o escoamento das águas e evita possíveis enchentes no bairro.
A operação, realizada pelo Programa Limpa Rio, abrange não apenas o Rio Saco e o Canal do Leitão, na Praia do Saco, mas também os Rios Catumbi e Prata, em Muriqui, e o Rio Itacuruçá, no terceiro distrito de Mangaratiba. Para garantir a eficiência do serviço, estão sendo utilizadas duas retroescavadeiras e dois caminhões. O trabalho foi agilizado pela resposta rápida do Governo do Estado, que enviou toda a estrutura necessária para a execução da ação.
Segurança e infraestrutura
O prefeito Luiz Cláudio Ribeiro expressou sua gratidão pela colaboração do Governo do Estado. “Agradeço ao Governador Cláudio Castro e ao secretário de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, por atenderem rapidamente ao meu pedido e enviarem toda a estrutura do Programa Limpa Rio para Mangaratiba. Estamos trabalhando em parceria total, com nossas equipes da Prefeitura mobilizadas desde a noite de ontem, para que a cidade esteja normalizada o quanto antes”, afirmou o prefeito.
As Secretarias de Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos estão acompanhando de perto a execução dos trabalhos, com o objetivo de garantir que os rios e canais da cidade voltem a ter seu fluxo adequado, prevenindo alagamentos e danos à população.
Leia mais: Força-tarefa atua em Mangaratiba após fortes chuvas
Programa Limpa Rio
O projeto é capitaneado pelo Instituto Estadual do ambiente (Inea), ligado à Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS). O objetivo é realizar manutenções e limpezas dos leitos e margens de corpos hídricos, trabalhando na retirada de sedimentos e poluentes, a fim de descartá-los em seu local correto de destino. A ação também permite uma diminuição nos impactos negativos causados por períodos de fortes chuvas e ainda estimula a preservação do meio ambiente.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.