Ilha da Marambaia recebe mutirão de saúde
Equipe da Secretaria de Saúde de Mangaratiba participou na terça-feira (30) de mais uma edição do Mutirão da Saúde, realizado na Ilha da Marambaia. A iniciativa da prefeitura municipal, que tem como objetivo reforçar o combate a Covid-19 e identificar possíveis casos da doença nas comunidades carentes e de difícil acesso, levou testes rápidos, exames e atendimentos de saúde para a população.
A secretaria de saúde informou que o trabalho na Ilha da Marambaia foi realizado pelos médicos, enfermeiros e agentes comunitários de saúde da Estratégia de Saúde da Família (ESF). No total, segundo a secretaria, foram feitos 109 exames com coleta de sangue para Covid-19, 106 consultas médicas, 59 testes de glicemia e 94 aferições de pressão arterial. A secretaria informou também que os moradores também receberam máscaras de proteção.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Sandra Castelo Branco, o monitoramento dos casos nas ilhas de Mangaratiba tem um valor muito importante para a estratégia de enfrentamento da pandemia. “Essas ações descentralizadas estão nos ajudando a ampliar os atendimentos de saúde, levar as devidas orientações para a população e a mapear os locais com maior incidência da COVID no município. Com este trabalho, além de conseguimos traçar as estratégias mais assertivas para o combate ao coronavírus em Mangaratiba, levamos saúde até o cidadão e diminuímos o risco de exposição dele a doença”, ressaltou a secretária.
Segundo a Prefeitura de Mangaratiba, o Mutirão da Saúde já esteve duas vezes nas ilhas de Itacuruçá, visitou a Cachoeira I e o Morro São Sebastião, em Muriqui, e o bairro Nova Mangaratiba. Ainda segundo a prefeitura, ao todo, cerca de três mil procedimentos foram realizados e mais de 4.800 máscaras distribuídas à população.