ICN recebe visita de delegações durante Conferência Naval Interamericana
Representantes de mais de 20 países conhecem as instalações do Complexo Naval de Itaguaí e o Prosub
Nesta quinta-feira (26), o Complexo Naval de Itaguaí (CNI), localizado em Itaguaí, recebeu a visita de delegações da XXXI Conferência Naval Interamericana, que ocorre entre os dias 23 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. Composta por mais de 20 comandantes e representantes de Marinhas de países amigos, a comitiva teve a oportunidade de conhecer de perto o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), que inclui a construção de quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica e um submarino com deslocamento nuclear, atualmente em desenvolvimento.
Entre os países representados estavam Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Holanda. A visita incluiu uma apresentação sobre o Prosub, ministrada pelo Vice-Almirante (RMI) Humberto, do Comando-Geral do Desenvolvimento Nuclear e Submarinos (COGESN).
Após a palestra, os visitantes puderam conhecer dois submarinos em destaque no programa: o Humaitá, já incorporado à Força de Submarinos da Marinha Brasileira, e o Tonelero, que está em fase de exercícios no mar e se prepara para ser incorporado à Força em breve.
Entre os oficiais presentes estavam: vice-almirante Allievi (Argentina), vice-almirante Guardia (Bolívia), vice-almirante Topshee (Canadá), almirante De Maza (Chile),vice-almirante Rozo (Colômbia), CMG Hernandes (El Salvador), almirante de esquadra Córdoba (Equador), CA Sardiello (EUA), vice-almirante Loarca (Guatemala), CMG De Jesus (Honduras), vice-almirante Daniel Escobedo (México), CA Fonseca (Nicarágua), vice-almirante Rafael Jurado (Panamá), CA Rótela (Paraguai), almirante Polar (Peru), contra-almirante Cruz Camacho (República Dominicana), e almirante Jorge Wilson (Uruguai).