ICN recebe Comitê de Cooperação Brasil-França para submarinos
A quinta-feira (9) e a sexta-feira (10) ficaram marcadas pela 26ª reunião do Comitê de Cooperação Conjunto Brasil-França (CCCBF) para submarinos, da qual participaram o responsável pelo Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e pelo Programa Nuclear da Marinha do Brasil (PNM); representantes da Marinha Nacional Francesa (MNF); e da Direção Geral de Armamento (DGA). O CCCBF foi concebido com o objetivo principal de acompanhar os avanços no Prosub.
No primeiro dia, os integrantes do CCCBF visitaram o Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), no município de Iperó, no estado de São Paulo, onde conheceram o Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (Labgene), o protótipo em terra da planta nuclear embarcada do futuro submarino convencionalmente armado com propulsão nuclear Álvaro Alberto; e a oficina mecânica de precisão, complexo onde são fabricados os equipamentos do circuito primário do reator nuclear.
No segundo dia do encontro, ocorreu a 26ª reunião do CCCBF propriamente dita, realizada na Itaguaí Construções Navais (ICN), em Itaguaí.