Haroldinho participa do Encontro dos Novos Prefeitos em Brasília
Objetivo foi o de facilitar acesso a informações, ferramentas e recursos essenciais para a gestão pública. A agenda incluiu também audiências no FNDE, na ANTT e na Petrobras

O prefeito interino de Itaguaí, Haroldo Jesus, acompanhado de secretários municipais, participou do Encontro dos Novos Prefeitos, realizado pelo Governo Federal. O evento foi entre os dias 11 e 13 de fevereiro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O ato reuniu gestores de todo o país para fortalecer o diálogo entre a União e os municípios.
A comitiva de Itaguaí contou com a presença dos secretários Milton Valviesse Gama (Governo), Adilson Pimpo (Ordem Pública e Limpeza Urbana), Carlos Kifer (Agricultura e Pesca e interino de Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal), Nando Rodrigues (Transporte e Mobilidade Urbana), Willian Cézar (Cultura), Agenor Teixeira (Obras e Urbanismo) e Francisco Rodrigues de Sá (Fazenda e Planejamento), além de vereadores do município.
Diálogo com o Governo Federal e captação de recursos
O evento teve mais de 170 atividades simultâneas, abordando temas como financiamento público, infraestrutura, mobilidade urbana, saúde, educação, segurança, mudanças climáticas e desenvolvimento regional.
A cerimônia de abertura contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado e outras autoridades. Principais temas do encontro: pacto federativo, transição energética e o relacionamento institucional das prefeituras com ministérios e órgãos governamentais.
Agenda do prefeito interino
No dia 11 de fevereiro, Haroldinho esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ali, verificou o andamento de projetos cadastrados no Programa de Aceleração do Crescimento da Educação e discutir novas oportunidades para o município. O encontro contou com a participação de representantes de Macaé, Araruama, Iguaba Grande, Japeri e Mesquita. Ainda na área da educação, o prefeito reforçou seu compromisso com investimentos no setor ao lado de Renan Ferreirinha, secretário municipal de Educação do Rio.
No mesmo dia, Haroldo participou de reunião no Ministério do Turismo. Ali, assinou o protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde.
Viadutos e mergulhões e transporte turístico
No segundo dia em Brasília, Haroldinho esteve na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar das permissões e liberações necessárias para a construção de viadutos e mergulhões em áreas de travessia sob a responsabilidade da empresa MRS Logística. A concessionária ferroviária opera na região de Itaguaí, Sepetiba e Santos e, em julho de 2022, renovou sua concessão por mais 30 anos, com um plano de investimentos acordado com a ANTT.
A necessidade da construção do viaduto na travessia da linha férrea em Chaperó é uma reivindicação antiga da população. Além disso, o prefeito discutiu a viabilidade de novas obras na Amendoeira e na Estrada Ari Parreiras. A liberação de ferrovias inutilizadas pela MRS para possível uso em transporte turístico foi outro tema da reunião.
Parceria com a Petrobras e desenvolvimento regional
O prefeito interino também esteve na sede da Petrobras para discutir incentivos e patrocínios voltados ao fortalecimento do calendário cultural de Itaguaí. Além disso, houve debate sobre a destinação produtiva de áreas inutilizadas da estatal no município, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento local e gerar benefícios tanto para a cidade quanto para a empresa.
Ao final da agenda em Brasília, Haroldo Jesus destacou a importância do evento para a captação de recursos e investimentos para Itaguaí. “O Encontro Nacional dos Prefeitos é uma oportunidade para estreitarmos o diálogo com o Governo Federal e destravar recursos fundamentais para nossa cidade. Estamos empenhados em trazer investimentos que promovam o desenvolvimento de Itaguaí e beneficiem nossa população”, disse.
Leia também: Consórcio integrado vai fortalecer o turismo na Costa Verde
*Texto elaborado a partir de release enviado pela Ascom da Prefeitura de Itaguaí