CONFIRA A VERSÃO DIGITAL DA REVISTA "ITAGUAÍ 206 ANOS"!

Clique aqui e leia

Governo entrega drones para fortalecer a Operação Lei Seca

A tecnologia será usada para coibir fugas, troca de motoristas e identificação de veículos roubados

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, em uma iniciativa para intensificar a fiscalização da Operação Lei Seca, entregou novos drones que passarão a ser usados ​​diariamente a partir de dezembro. Os equipamentos foram apresentados oficialmente pelo governador Cláudio Castro, durante uma coletiva realizada na manhã de quarta-feira (27), no Palácio Guanabara.

Os drones têm a missão de monitorar as imediações das blitzes, flagrar motoristas que tentem escapar das abordagens e identificar veículos com registros de roubo ou furto. Entre as infrações que os aparelhos serão capazes de registrar estão veículos trafegando na contramão, de ré, subindo em canteiros ou simulando panes para evitar a fiscalização.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Equipes de apoio, compostas por motos e viaturas, serão acionadas rapidamente para detectar essas infrações, garantindo que os motoristas sejam abordados e orientados ao ponto de fiscalização. Em 2024, a Operação Lei Seca já abordou mais de 250 mil motoristas em 3.117 operações realizadas em todo o estado.

Motoristas multados por alcoolemia

Entre janeiro e novembro deste ano, mais de 27,5 mil motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool em blitzes da Operação Lei Seca no Estado do Rio de Janeiro. Ou seja, por dia, 84 pessoas, em média, foram multadas por dirigirem depois de consumirem álcool.

Nas ações de educação preventiva, por meio do programa Escola Nota 10, parceria com a Secretaria de Educação, foram realizadas palestras para mais de 18 mil estudantes de 110 escolas. Iniciativa é realizada por agentes PCDs, vítimas de acidentes de trânsito envolvendo álcool. Os alunos são convidados a usarem óculos que simulam o efeito de embriaguez. A Operação Lei Seca também realizou 184 palestras para cerca de 14 mil pessoas.

Estado do Rio é o pioneiro

O Estado do Rio de Janeiro foi o pioneiro na implantação de operações da Lei Seca. Durante 15 anos de ações, cerca de 4,5 milhões de motoristas foram abordados em blitzes e mais de 320 mil condutores que dirigiam sob efeito de álcool foram multados e impedidos de seguir dirigindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante cerimônia no Palácio Guanabara, Castro entregou a moeda comemorativa de 15 anos da Operação Lei Seca para o presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar, a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa lo Duca Nebel, o secretário de Governo, André Moura, e outras autoridades.


*Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com