Fundação Vale doa mais materiais hospitalares para Mangaratiba
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba recebeu nesta segunda-feira (28) mais uma remessa da doação de equipamentos e insumos hospitalares. Os materiais, que serão destinados para todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da cidade, foram doados pelo Projeto Ciclo Saúde, que é desenvolvido pela Vale e a Fundação Vale em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba.
Dentre os itens doados pela Vale estão macas, balanças, arquivos, oftalmoscópios, aparelhos de pressão, termômetros, detectores fetais (sonar), coolers para armazenamento de vacinas, equipamentos odontológicos diversos etc. Todas as 13 ESFs da cidade receberão materiais.
A Prefeitura de Mangaratiba informou que, além da entrega dos materiais, houve também a prévia do levantamento que está sendo realizado pela equipe do Projeto Ciclo Saúde, em conjunto com gestores e profissionais das ESFs. O objetivo da pesquisa é reunir dados sobre as fragilidades de cada uma das ESFs e, conforme os resultados, direcionar treinamentos para os profissionais de saúde e destinar materiais para o local, para contribuir assim para o fortalecimento da atenção básica. Um Mapa Virtual será entregue à Secretaria de Saúde com todas as informações apuradas.
SEGUNDA REMESSA
Segundo a Secretaria de Saúde de Mangaratiba, esta é a segunda vez que a Fundação Vale efetua a doação de materiais para o município. Em setembro do ano passado, a secretaria recebeu mais de 190 equipamentos de saúde diversos. O responsável pelo departamento de Relações Institucionais e Governamentais da Vale, Rodrigo Mello, disse que mais doações serão efetivadas: “Aproveito para parabenizar os profissionais de saúde de Mangaratiba, pois nada disso seria possível sem o empenho de cada um. É gratificante saber que estamos investindo em algo que de fato gera resultados. O trabalho não para por aqui, mais materiais serão destinados a Mangaratiba”. A solenidade contou com a presença da subsecretaria de Atenção Básica, Ane Caroline Cordeiro, da coordenadora administrativa das ESFs, Elisangela Pedro, além de representantes da empresa Vale e da Fundação Vale.