Fórum da Juventude em Seropédica debate água e sustentabilidade

Evento reúne jovens e especialistas para debater gestão de recursos hídricos e saneamento sustentável

Na manhã desta quinta-feira (31), o município de Seropédica será palco do 1º Fórum da Juventude e Sustentabilidade da Baixada Fluminense. Organizado pela Secretaria de Meio Ambiente de Seropédica em parceria com a Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade (Seas), o evento acontece das 9h às 17h no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e deve reunir cerca de 200 pessoas jovens em discussão voltada para o desenvolvimento sustentável.

Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Evento acontece das 9h às 17h no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (FOTO COMITÊ GUANDU)

Destaque do Fórum, o Painel “Água Limpa e Saneamento” contará com a participação do Comitê Guandu-RJ e da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap). Representando o Comitê, Antônio Mendes, gerente da Agevap e responsável pela secretaria executiva do colegiado, vai expor projetos de saneamento da Região Hidrográfica II, como o Sanear o Guandu , maior programa de execução de obras de esgotamento sanitário em áreas não urbanas no Brasil.

LEIA MAIS: ALUNOS DE ITAGUAÍ PARTICIPAM DE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

No painel, será destacado o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas), que visa garantir água potável e saneamento para todos. O evento também abrirá espaço para que os jovens conheçam o funcionamento do Comitê Guandu e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), importante canal de inserção da juventude na participação ativa nas questões de segurança hídrica.

A programação também inclui uma apresentação sobre a estrutura do Comitê Guandu e do Grupo de Trabalho de Juventude (GTJ), que atua como porta de entrada para a participação jovem no colegiado. Para engajar ainda mais os estudantes, o Comitê lança também o concurso ambiental e cultural “Cine Guandu”, voltado para alunos do ensino médio, técnico e superior, com o tema deste ano “Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos”. O concurso incentiva os jovens a produzir vídeos sobre temas ambientais de impacto, com inscrições gratuitas até 15 de dezembro de 2024, conforme edital disponível no site oficial.


*Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com