Filme “Limite”, gravado em Mangaratiba, completa 94 anos
Obra-prima de Mário Peixoto, “Limite” foi filmado na cidade de Mangaratiba e revolucionou a linguagem cinematográfica no Brasil
No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional “Limite”, dirigido por Mário Peixoto, completou 94 anos de lançamento. Reconhecido como uma das maiores obras do cinema brasileiro, o filme foi gravado em Mangaratiba, na Costa Verde, entre novembro de 1930 e maio de 1931. Sua estreia ocorreu em 17 de maio de 1931, no extinto Cine Capitólio, localizado na Cinelândia, centro do Rio de Janeiro.
A produção, à frente de seu tempo, surpreendeu o público com técnicas inovadoras e ousadas para a época, como câmera em movimento, giros em 360°, e sofisticadas transições de cena, todas concebidas por Mário Peixoto em parceria com o diretor de fotografia Edgar Brasil. Muitas pessoas deixaram a sala de exibição impactadas pela ousadia estética e pelo domínio técnico jamais vistos no cinema brasileiro até então.
Em novembro de 2015, o longa foi eleito o maior filme brasileiro de todos os tempos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), ficando em primeiro lugar entre os 100 melhores títulos da história cinematográfica do país.
Para os interessados em conhecer mais sobre o filme e sua história, o Museu Municipal de Mangaratiba abriga um espaço dedicado à obra. O local está aberto à visitação na Rua Coronel Moreira da Silva, nº 173 – Centro.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mangaratiba.