Festival de curtas de Itaguaí com mostra competitiva começa no dia 21

Festival de curtas de Itaguaí com mostra competitiva começa no dia 21
Evento online traz criações de artistas da cidade e da região, prêmios chegam a R$ 2 mil
O Fiai (Festival de Incentivo Audiovisual Itaguaiense) vai exibir no Youtube curtas-metragens de artistas de Itaguaí entre os dias 21 e 23 de maio. O acesso é gratuito. São sete filmes, cinco de Itaguaí, um de Mangaratiba e um de Seropédica. Um júri escolherá os três melhores filmes, cujo gênero varia: comédia, documentário e drama. Para garantir que os concorrentes fossem das cidades-alvo do festival, a organização exigiu comprovante de residência nas inscrições.
A idealizadora do evento, Cecília Faria, conta que sempre quis trabalhar com cinema e audiovisual e que o objetivo é fomentar a arte nesse setor: “A vida no interior periférico não dá acesso direto a estudos principalmente artísticos, o que dificulta a todos que buscam esse caminho. A ideia do festival é para mudar essa realidade”, explica ela, cujo projeto é fruto do Edital 14/2020 – Produção de festivais artísticos e culturais, promovido pela Prefeitura Municipal de Itaguaí e Secretaria Municipal de Educação e Cultura referente à Lei Aldir Blanc. Sendo contemplada pelo edital, Cecília começou a produção do festival junto com Ana Medeiros, responsável pela parte executiva e criativa.
O Fiai foi idealizado para incentivar a criação audiovisual artística no município, mas a região acabou sendo beneficiada por ter as inscrições estendidas a Mangaratiba e Seropédica, que têm um representante cada no evento. Se a ideia original é para fomentar a produção cinematográfica, na sua primeira edição o formato será apenas de curta-metragens, que variam de 5 a 38 minutos. Os primeiros colocados no festival ganharão uma quantia em dinheiro como incentivo para produção de mais trabalhos artísticos, totalizando mais de R$ 2 mil em prêmios.
“Tem sido muito gratificante poder oferecer a oportunidade de artistas mostrarem seu trabalho, tendo em vista as tantas dificuldades em se manter no setor, em meio a pandemia. E o quão pouco é valorizado a arte periférica, principalmente no audiovisual. Espero que seja o começo de uma mudança e uma forma de realmente mostrar, que aqui tem cultura, tem arte e tem cinema!”, disse Cecília.
MABEL TEM FILME NO FESTIVAL
Um dos curtas é do diretor Thiago Mabel, que concebeu a primeira websérie com talentos locais e praticamente toda filmada em Itaguaí. No seu filme, que tem 25 minutos de duração, um confronto de basquete entre dois personagens se transforma em uma batalha entre o Bem e o Mal. Além de Mabel, foram selecionados os trabalhos de Adriano Didi, Eduardo de Almeida, Leandro Cravo, Matheus Dafi, Teteus Carlos e Thamyres Dutra.
No dia 21 de maio, acontece a exibição dos filmes e o voto popular para escolher os cinco finalistas.
No dia 22, resultado do voto popular e reexibição dos finalistas, além da apreciação do júri.
No dia 23, anúncio dos premiados e bate papo com cineastas vencedores e jurados.
COMO ASSISTIR E VOTAR
Quem quiser assistir, basta acessar os seguintes links:
Instagram – https://instagram.com/fiai2021?igshid=120qkb3vwi15o
Facebook – https://www.facebook.com/fiai2021/
YouTube – https://youtube.com/channel/UCWSxNJSJN1clIQJBawyg0IA
Para votar nos filmes favoritos, a organização do festival vai disponibilizar uma ficha online de votação, via Google Forms, depois da exibição de todos os curtas. Cada um poderá votar em três filmes. O júri técnico escolherá os vencedores a partir dos cinco mais votados pelo público.