Quilombolas em festa no Dia da Consciência Negra
O Dia da Consciência Negra, celebrado no domingo (20), foi comemorado com uma grande festa no Quilombo da Ilha da Marambaia. Muita cantoria, jongo, apresentação circense da Turma em Cena, roda de capoeira e a tradicional feijoada marcaram as comemorações e o culto à memória de Zumbi dos Palmares. O evento foi realizado pela Associação da Comunidade de Remanescente de Quilombo da Ilha da Marambaia (Arqimar) com apoio da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj) na defesa dos direitos dos remanescentes de quilombos do estado, do Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim), da Vale, da União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado Rio de Janeiro, do Instituto de Socioeconomia Solidária e da Prefeitura de Mangaratiba.
Além da comunidade e dos visitantes, o evento contou com a presença do vice-prefeito Mangaratiba, Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, que representou o prefeito Alan Bombeiro; do comandante do Cadim, capitão de Mar e Guerra Francisco Andrade de Arruda; o secretário de Meio Ambiente de Mangaratiba, Antônio Marcos Barreto, entre outras lideranças da região.
Assim como no ano passado, as festividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra foram realizadas nas dependências da sede da Arqimar, localizada na Praia Suja. A festa teve início com os discursos da presidente da Arqimar, Jaqueline Alves; do vice-prefeito Chicão da Ilha, do comandante Andrade, do secretário Antônio Marcos Barreto, e de representantes de entidades ligadas às comunidades de quilombos.
HOMENAGENS
A presidente da Arqimar, Jaqueline Alves, saudou todos os presentes e destacou a importância de manter a tradição das comemorações ao Dia da Consciência Negra. Ela agradeceu à comunidade por manter viva a cultura dos antepassados que lutaram pelos direitos de igualdade racial. A presidente também agradeceu a todos que colaboram com doações de alimentos para a feijoada e aos diretores e colaboradores da Arqimar que se empenharam para que a 18ª edição da festa fosse um sucesso. “Pode ter certeza de que a Arqimar manterá essa memória, essa representatividade que é muito forte para nós, que é Zumbi dos Palmares”, ressaltou ela, agradecendo ao comandante do Cadim, Andrade, ao prefeito Alan Bombeiro e ao vice-prefeito Chicão da Ilha”, concluiu.
O comandante Andrade também saudou a todos os presentes e disse que é fundamental manter viva as tradições culturais. Ele disse ainda que o Cadim e Marinha do Brasil estão sempre à disposição para atender as necessidades da comunidade dentro do possível do que forem acessados.