Facerj confirma que Itaguaí vai sediar a próxima edição do Conecta
Idealizado com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor, promover o associativismo e de impulsionar o desenvolvimento local, evento teve a quarta edição em Teresópolis, com cobertura especial do Atual
O Hotel Sesc Alpina, em Teresópolis, sediou, na quarta-feira (30), a quarta edição do Projeto Conecta. Trata-se de uma plataforma criada pela Federação das Associações Comerciais em Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (Facerj) com o objetivo de fortalecer o ecossistema empreendedor. Ela também busca promover o associativismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do estado do Rio de Janeiro. Para isso, usa conexões estratégicas e colaborativas realizadas em diferentes municípios.
Antes de Teresópolis, o Conecta teve edições em Barra Mansa, Nova Friburgo e Campos dos Goytacazes. Ao Atual, o presidente da Facerj, Robson Carneiro, informou que outras seis edições do evento estão previstas para 2025. A próxima delas será em Itaguaí, na sede da Nuclep. Segundo Carneiro, a cada edição é eleito um tema como foco das atenções do Conecta, conforme as peculiaridades do município anfitrião.
A quarta edição da plataforma Conecta reuniu empreendedores, lideranças empresariais, representantes de instituições de fomento, do setor público e de universidades. Foi um dia de troca de experiências e oportunidades de negócios. A edição de Teresópolis colocou em discussão temas em três distintos painéis. Eles focaram em empreendedorismo e desenvolvimento local, cluster esportivo como estratégia de desenvolvimento territorial e associativismo e economia compartilhada colaborativa.
Foco no cluster esportivo
A abertura institucional do evento contou com palestras do presidente da Facerj e do Conselho Deliberativo do Sebrae-RJ, Robson Carneiro; do prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos; do presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis, Pedro Alves; e do presidente da Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Gusman; dentre outras autoridades.
Um dos painéis, denominado “Cluster esportivo, estratégia e desenvolvimento local”, teve a participação do ex-jogador e lateral-esquerdo Athirson Mazzoli. Ele se notabilizou no futebol ao atuar no time do Flamengo, dentre outros. Atualmente, ele integra a equipe do presidente Lula, exercendo o cargo de secretário nacional de Futebol e de Defesa dos Direitos do Torcedor. Athirson falou sobre uma das principais bandeiras do Conecta Teresópolis, a de abrir caminhos para que a cidade tenha maior integração com o complexo da Confederação Brasileira de Futebol, com a criação de projetos que causem impactos positivos para a cidade.
Rodadas de negócio durante o evento
As rodadas de negócio constituíram um importante momento do Conecta Teresópolis. Elas reuniram 56 empresas, entre compradoras e fornecedoras, segundo informação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.
A programação também inclui abertura institucional, com lideranças locais e estaduais; rodada de negócios, promovendo conexões entre grandes empresas, fornecedores locais e novos parceiros comerciais; e happy hour para networking e fortalecimento de parcerias.
Atual faz cobertura especial do evento
O Conecta é uma plataforma de soluções que une pessoas, ideias e ações para transformar realidades locais, desenvolver talentos e impulsionar negócios sustentáveis em todo o estado do Rio. “Participar de um evento dessa magnitude só reforça o papel do Atual como veículo de informação preocupado em conectar Itaguaí, Seropédica e Mangaratiba com as forças vivas dos negócios focados no maior desenvolvimento de nosso estado”, acentuou Marcelo Godinho, diretor-presidente do Jornal Atual, que faz a cobertura do evento para a Facerj.
Leia também: Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP