Estado anuncia comissão permanente para garantir segurança nas escolas
O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou, nesta quinta-feira (30), a criação de um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes de vários órgãos do governo e entidades civis. De acordo com o governo estadual, o objetivo é implementar ações para identificar e evitar situações de violência nas escolas públicas e privadas do Rio.
Durante o encontro com integrantes das áreas de Segurança e Educação, foi apresentado o aplicativo “Rede Escola”, inspirado no app ‘Rede Mulher’, desenvolvido pela Polícia Militar. A ideia é que, em até dois meses, o aplicativo já esteja em operação, conectando os profissionais da rede de ensino à Polícia Militar. Por meio da ferramenta, professores e funcionários das escolas poderão fazer denúncias e acionar um botão de emergência.
GRUPO DE TRABALHO
Outra medida anunciada é a criação de um grupo de trabalho, na área de Inteligência da Polícia Civil, para apuração de casos de incitação à violência em escolas nas redes sociais. Essas ações serão complementadas com os programas já existentes, como a Patrulha Escolar e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), ambos da Polícia Militar, e a Segurança Presente, da Secretaria de Governo.
Participaram da reunião, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado, entre outros, os secretários da Polícia Militar, coronel Henrique Pires; da Polícia Civil, Fernando Albuquerque; de Governo, Bernardo Rossi; Defesa Civil, Leandro Monteiro; o reitor da Uerj, Mario Sergio, e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha.