Espaço Empreendedor é referência para Angra, Mangaratiba e Paraty
TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Representantes das Prefeituras de Angra dos Reis, Mangaratiba e Paraty visitaram na quarta-feira (10), o Espaço Empreendedor (EE) de Petrópolis. O encontro foi organizado pela área de Políticas Públicas do Sebrae-RJ com o objetivo de promover uma troca de experiências sobre os benefícios proporcionados pelo espaço para os empreendedores. O grupo conheceu o espaço físico do EE, a operacionalização e os serviços ofertados, além do projeto de modernização do órgão, que prevê a inclusão de novos serviços.
O Espaço Empreendedor de Petrópolis tem contribuído para reduzir a burocracia para a abertura de novos negócios na cidade e foi um dos fatores que levou o município a conquistar o 2º lugar no Programa Cidades Empreendedoras promovido pelo Sebrae-RJ em todo o estado. No local, que funciona no Centro Administrativo Frei Antonio Moser, servidores capacitados oferecem suporte aos empresários. Levando em consideração o número de atendimentos realizado nesse ano – de janeiro a agosto – o EE já contabilizou 6.700 registros.
O município de Angra dos Reis já está em processo de mudança de uma Sala do Empreendedor 1.0 para 2.0 e a experiência de Petrópolis vai contribuir neste processo de migração. “O Programa Cidades Empreendedoras vem buscando melhorar o ambiente de negócio para às micro e pequenas empresas petropolitanas e o Sebrae continuará trabalhando com a prefeitura para o fortalecimento e desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, disse Bruno Souza, analista do Sebrae.
Em Paraty, o cenário não é diferente: a prefeitura busca formas para melhorar a sala e aumentar o atendimento. “Muito bacana esse espaço de Petrópolis. Lá temos o nosso que ainda é pequeno se compararmos com o de vocês. Essa visita vai nos ajudar a preparar a logística de procedimentos e eficiência nos atendimentos para que possamos replicar com sucesso o trabalho que é desenvolvido em Petrópolis”, disse Simone Castro, servidora da prefeitura de Paraty.