Eleições 2024: TSE divulga plataforma de candidaturas registradas
Sistema oferece transparência e informações consolidadas sobre candidatas(os) e contas eleitorais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou a plataforma DivulgaCandContas (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/home), uma ferramenta essencial para acompanhar as Eleições Municipais 2024. Por meio deste sistema, é possível consultar as candidaturas registradas até o momento, com dados nacionais, regionais, estaduais e municipais. Os partidos, federações e coligações têm até 15 de agosto para oficializar suas candidaturas.
Até a manhã desta segunda-feira (12), o Estado do Rio de Janeiro já contava com 9.446 registros para vereadores, 201 para prefeitos e 201 para vice-prefeitos. A plataforma é constantemente atualizada, refletindo o calendário eleitoral e garantindo que as informações estejam sempre precisas.
O DivulgaCandContas oferece um leque de informações detalhadas sobre os candidatos, incluindo a situação do registro, declaração de bens, propostas de governo para cargos de prefeito, atas de convenções, contas eleitorais, entre outras. Também é possível realizar consultas específicas, como contribuições financeiras, ranking de doadores e fornecedores, limites de gastos, sobras e dívidas de campanha, além de financiamento coletivo.
ESTATÍSTICAS ELEITORAIS
A plataforma também destaca a página de estatísticas eleitorais, que fornece dados não apenas sobre os candidatos, mas também sobre a evolução do eleitorado brasileiro e o perfil dos mesários. Essas informações permitem uma compreensão aprofundada do perfil sociodemográfico dos eleitores que participarão do primeiro turno das eleições em 6 de outubro de 2024.
Segundo o TSE, o DivulgaCandContas foi desenvolvido com o objetivo de garantir total transparência dos dados eleitorais, proporcionando aos eleitores um conhecimento detalhado sobre os candidatos. Essa transparência oferece mais subsídios para que os cidadãos façam escolhas informadas ao votar para os cargos de prefeito e vereador nas eleições de outubro.
A plataforma é de acesso público, sem necessidade de cadastro prévio ou autenticação, tornando as informações facilmente acessíveis para todos.