Educação realiza encontro com Polícia Civil para tratar o Programa “Papo de Responsa” online
PREVENÇÃO Programa que atende alunos do nono ano do ensino fundamental, abordando temas como drogas lícitas e ilícitas, crimes de internet, bullying e cyberbullying, o Papo de Responsa foi o assunto do encontro virtual que reuniu a equipe da Diretoria de Assistência Integral ao Educando (Daie), da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Mangaratiba e representantes da Polícia Civil. Realizado nesta semana através de videoconferência, o diálogo teve o objetivo de ajustar a realização das atividades do programa, que já era realizado nas unidades escolares, para a modalidade online devido à pandemia da covid-19.
O Programa atende alunos do nono ano do ensino Fundamental e aborda também temas como direitos humanos, cultura de paz e mediação pacífica de conflitos, bem como outros assuntos correlatos à segurança pública. Os debates são realizados em reuniões com presença dos agentes da corporação policial, alunos e professores. Na modalidade online serão apresentados, durante encontros virtuais, vídeos do programa para professores e alunos de 10 unidades da rede municipal de ensino.
Participaram da reunião as diretoras do Daie, Gerlaine da Fonseca e Tatyane Diolino; a psicóloga Stefânia Lima; as orientadoras Flávia Lara, Michele Reis e Valéria Argollo; as assistentes sociais Juliana Amorim e Silvana Barros; além das policiais civis Érica Falcão e Sílvia Barros.
O programa estimula o diálogo de assuntos que povoam o universo de crianças e adolescentes, a partir de uma perspectiva policial. É promovido pela Polícia Civil em escolas públicas e particulares de todo o estado, desde outubro de 2016. Pelo formato do programa, turmas de estudantes e também professores recebem policiais civis para um bate-papo descontraído, cujo objetivo é formar cidadãos mais conscientes.