Editais selecionam organizações para capacitação de jovens
CAPACITAÇÃO O Programa Horizontes, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), está dando os primeiros passos para fomentar o empreendedorismo e a inovação. Por meio da Secretaria Nacional da Juventude, o MMFDH publicou, na quinta-feira (15), cinco editais para selecionar organizações da sociedade civil que possuam projetos na área voltados para a capacitação de jovens de 18 a 29 anos. Os cursos e oficinas oferecidos pelas organizações selecionadas devem promover a emancipação e a dignidade do jovem por meio da integração às cadeias econômicas e inserção no mercado de trabalho.
Para a secretária nacional da juventude, Emilly Coelho, os primeiros editais representam uma aproximação com a sociedade civil. “Buscamos e desenvolvemos as tecnologias sociais mais inovadoras e eficientes em realmente transformar a vida de nossos jovens. Esperamos que, com o sucesso dessas primeiras ações, possamos ampliar o Horizontes para beneficiar todos os nossos jovens de todas as regiões”, afirma ela.
Cada edital de seleção tem um público-alvo específico, escolhido em razão da vulnerabilidade social e dos desafios identificados. Há oportunidades voltadas para os jovens do arquipélago do Marajó, negros, transexuais e travestis, com deficiência e para jovens mulheres.
As propostas devem ser apresentadas pelas organizações da sociedade civil por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv). O cadastro e o envio para análise devem ocorrer até às 23h59 do dia 16 de novembro de 2020. De acordo com as regras, cada organização poderá apresentar apenas uma proposta. Caso venha a apresentar mais de uma dentro do prazo, será considerada apenas a última enviada para análise no sistema.
Lançado no dia 7 de outubro, o programa Horizontes é uma iniciativa para fomentar o empreendedorismo e a inovação, entre jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além da inclusão produtiva, com entidades públicas e privadas relevantes, serão realizados diagnósticos acerca das dificuldades e necessidades dos jovens que têm interesse de empreender. Para tirar dúvidas e obter mais informações deve-se utilizar o email: juventude@mdh.gov.br.
Confira aqui os editais
Edital para jovens negros
https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/juventude-1/SEI_MDH1375701Edital_02.pdf
Edital para jovens transexuais e travestis
https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/juventude-1/SEI_MDH1375681_Edital03.pdf
Edital para jovens com deficiência
https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/juventude-1/SEI_MDH1375686_Edital04.pdf
Edital para jovens mulheres
https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/juventude-1/SEI_MDH1375677_Edital05.pdf
“Buscamos e desenvolvemos as tecnologias sociais mais inovadoras e eficientes em realmente transformar a vida de nossos jovens. Esperamos que, com o sucesso dessas primeiras ações, possamos ampliar o Horizontes para beneficiar todos os nossos jovens de todas as regiões”
Emilly Coelho
Secretária nacional da juventude