É boato: Defesa Civil de Itaguaí desmente desabamento do Hotel Charles
Dois vídeos que circulam nas redes sociais, principalmente em Itaguaí, são antigos e não condizem com a condição do Hotel Charles, que fica no km 21 da rodovia Rio-Santos. O hotel continua no mesmo lugar e sem destruição alguma, ao contrário do que os vídeos – típicos caso de fake news – procuram enfatizar.
Nos vídeos que circulam por WhatsApp um homem chama a atenção para uma fumaça branca próxima ao hotel e diz, alarmado, que a construção está por ruir. No outro, o mesmo homem, do mesmo ângulo, mostra o que parece ser um desabamento e uma “fumaça amarela”.
Os vídeos não mencionam data ou trazem qualquer outra informação.
Por causa dos vídeos, a Defesa Civil municipal fez outro, assim como a foto que compõe essa matéria, na data de hoje, 8 de abril de 2023. O objetivo era atestar que os vídeos são antigos e não são evidência de um grave desabamento no local.
O ATUAL entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para atestar a veracidade das informações. A assessoria, por sua vez, acionou a Defesa Civil para verificar o estado de encosta onde fica o hotel.
A resposta à reportagem foi um vídeo e uma foto para atestar que nada de perigoso aconteceu no local, apesar da chuva que desde ontem cai em Itaguaí e no Rio de Janeiro.
É possível que os vídeos em circulação sejam autênticos (embora antigos) e mostrem um desabamento no local, porém o hotel não foi afetado, uma vez que continua de pé, como provam o vídeo e a foto que a prefeitura enviou.
O ATUAL tentou entrar em contato com os responsáveis pelo Hotel Charles, mas os números publicados na internet (são vários) não estão operantes.
Cabe lembrar que somente o jornalismo profissional é capaz de oferecer credibilidade e informação corretas e seguras para a população.