Duas escolas reinauguradas em Itaguaí
Escolas Santa Rosa e Fusao Fukamati reabrem com espaços revitalizados, novas mobílias e equipamentos
O governo interino de Itaguaí reinaugurou, na terça-feira (4), as escolas Estadual Municipalizada Santa Rosa e a Municipal Fusao Fukamati. Ambas as unidades passaram por reformas significativas, ganhando movelaria, equipamentos e novidades que beneficiam, juntos, quase 800 dos 20 mil alunos da rede pública municipal.
A reforma na Escola Estadual Municipalizada Santa Rosa começou em janeiro de 2024. “Estou muito feliz! Foi uma reforma completa, desde piso até o teto, com instalação de ar-condicionado, novos revestimentos nos banheiros, instalação de uma sala de leitura, construção de um depósito externo. Além disso, temos novos mobiliários. É muita alegria!”, comemorou a diretora da unidade, Marli dos Santos Fernandes, que há 26 anos atua na Escola Santa Rosa, 17 dos quais como professora e nove como diretora.
Prefeito e secretária comemoram
O prefeito interino Haroldo Jesus compareceu à reinauguração. “É sempre muito bom reinaugurar uma escola, são sonhos que se renovam. Os alunos precisam ter todas as condições para estudar com conforto, pois eles são o futuro do nosso município”, disse ele. A secretária de Educação, Zélia Corrêa, também comemorou a reinauguração e usou a mesma palavra que Marli para definir o sentimento. “alegria”, disse ela.
A escola atende na sua maioria alunos que moram no seu entorno, em Santa Rosa, mas muitos vêm de Chaperó para estudar. Agora, os estudantes vão desfrutar dos espaços revitalizados, incluindo cinco salas de aula climatizadas, e cozinha e refeitório reformados.
Inauguração também em Chaperó
Com mais de 700 alunos, a Escola Municipal Fusao Fukamati, situada no bairro de Chaperó, atende à Educação Infantil e Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano, além de oferecer Educação de Jovens e Adultos. O colégio recebeu renovação de espaços, novas mobílias, materiais lúdicos e pedagógicos, além da aquisição de equipamentos para aprimorar o aprendizado dos estudantes.
Durante a cerimônia, o prefeito Haroldinho destacou a importância da educação e o compromisso com um ensino de qualidade. “Hoje é um dia de grande alegria para Chaperó. Esta escola renovada representa mais do que uma obra física, é um compromisso com a educação das nossas crianças e o futuro da cidade. O bairro de Chaperó é um dos maiores de Itaguaí e, por muito tempo, foi esquecido. Nossa missão é mudar essa realidade, garantindo que cada criança tenha acesso a um ensino de qualidade num ambiente digno e acolhedor”, afirmou Haroldinho.
A secretária de Educação, Zélia Correa, enfatizou o impacto da reforma na vida dos alunos e professores. “É muito gratificante ver essa transformação. A educação pública pode, sim, ser um caminho de sucesso para nossos jovens. Quando há comprometimento e amor pelo ensino, colhemos bons frutos”, concluiu.
Escola como degrau para a evolução, destaca diretor
Para o diretor da unidade, David Santos Ferreira, a reforma e modernização da escola vem coroar o trabalho de melhorias que vinha sendo realizado buscando construir um ambiente de estímulo ao desenvolvimento e ao crescimento acadêmico dos alunos. “A gente faz um trabalho que busca a melhoria das condições de vida na escola, com novas propostas educacionais e novos projetos desenvolvidos. Isso é para que os alunos tenham melhor base para disputar concursos. Vários alunos nossos saíram daqui e passaram para o Cefet, o Ctur, para a Escola Federal de Química no Rio de Janeiro, e para a Federal de Paracambi, por exemplo”, destacou o diretor.
Filha de Fusao Fukamati, Mara Fukamati classificou como grande alegria ver a escola com o nome do seu pai revitalizada. “Fiquei emocionada! Tenho muito orgulho em ser filha do Fusao Fukamati. Sou itaguaiense, nascida e criada em Chaperó, e fico muito feliz em ver a história dele ser relembrada”.
Leia também: Comitê Guandu encerra ciclo e anuncia novo edital do Produtores de Água e Floresta
*Texto elaborado a partir de release enviado pela Ascom da Prefeitura de Itaguaí