Diferença de 125 votos em Mangaratiba não é a menor das eleições
Em uma cidade de SP, a diferença entre o primeiro e o segundo colocados é de apenas um voto
Engana-se quem pensa que a diferença de 125 votos entre os candidatos à prefeitura de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto e Luiz Cláudio é muito pequena. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, teve eleição que a diferença foi de apenas um voto.
Ainda assim, não se pode desprezar o fato de que 125 votos é de fato uma diferença incomum no histórico da região, o suficiente para gerar inclusive comemorações que depois deixaram só frustração.
O fato da eleição em Mangaratiba ter sido eletrizante não foi só por causa da diferença de votos, mas da maneira como a apuração transcorreu, em que Aarão esteve na frente durante a maior parte do tempo para, só a poucos votos de encerrar tudo, Luiz Cláudio virar e vencer.
Em três municípios de São Paulo, a diferença de votos entre o eleito ou a eleita e o segundo colocado foi de até cinco votos. Em Fernão, o candidato eleito teve apenas um voto a mais do que o segundo colocado; em Monções, a diferença foi de dois votos e em Bento de Abreu, 5.
Em Fernão, na região de Bauru, o candidato Bill (PL) foi eleito com 522 votos, o equivalente a 34,68% dos votos válidos. O segundo colocado, Zé Fodra (PSD), foi a opção de 521 pessoas, o que representa 34,62% do total. O município tem 1.754 eleitoras e eleitores aptos a votar.
Em Monções, cidade com eleitorado de 2.149 pessoas na região de São José do Rio Preto, o eleito Douglas Honorato (PSD) teve 952 votos (50,05% dos votos válidos), enquanto que Erito Camin (PSB) recebeu 950 (49,95%).
Já em Bento de Abreu, na região de Araçatuba, Terezinha Salesse (PSDB) foi eleita com 637 votos — ou 33,65% dos votos válidos. O segundo colocado na eleição do município, Zé Luiz, foi a escolha de 632 pessoas (33,39%). A cidade tem 2.179 eleitoras e eleitores.
Pontos percentuais
Fernão e Monções também são os municípios em que a diferença de pontos percentuais de votos válidos entre os dois primeiros colocados foi a menor: 0,06% e 0,1%, respectivamente.
Em Ibirá, o terceiro colocado em termos de pontos percentuais (0,16%), o prefeito foi eleito com 12 votos a mais do que o adversário. No município, na região de São José do Rio Preto, o candidato Biscoito (Republicanos) foi eleito com 3.816 votos, que representam 50,08% do total de votos válidos. Já Zé Ernesto (PL) teve 3.804 votos, o equivalente a 49,92%. A cidade tem 9.184 eleitoras e eleitores.
Luiz Cláudio é eleito prefeito de Mangaratiba
Saiba quem são os vereadores eleitos em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.
Leia tudo sobre as eleições na seção especial do site do Jornal Atual, basta clicar aqui.