Dezembro Vermelho: Mangaratiba inicia ações de prevenção ao HIV/Aids
Campanha promove conscientização, testagem e acolhimento em todas as ESFs do município
Dezembro Vermelho em pauta. A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Saúde e da equipe do Programa IST/AIDS, deu início à Campanha Dezembro Vermelho com uma ação educativa na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Praia do Saco, realizada nesta terça-feira (10). A iniciativa reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento de pacientes com HIV/Aids, promovendo a saúde e o bem-estar à população.
Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde do município (ESFs) anunciaram uma programação especial que inclui palestras, orientações de especialistas e atividades externas à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é promover a testagem precoce, desmistificar preconceitos associados à Aids e fomentar a adoção de práticas preventivas.
LEIA MAIS: DEZEMBRO LARANJA: EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO, SOLIDARIEDADE EM MANGARATIBA
Além da disseminação de informações, a campanha busca alcançar diferentes públicos para garantir maior adesão às práticas preventivas e acesso a diagnósticos, contribuindo para a redução de novos casos e o combate à discriminação.
Dezembro Vermelho
A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.
No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.
Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba.