Dezembro Vermelho: Mangaratiba inicia ações de prevenção ao HIV/Aids

Campanha promove conscientização, testagem e acolhimento em todas as ESFs do município

Dezembro Vermelho em pauta. A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Saúde e da equipe do Programa IST/AIDS, deu início à Campanha Dezembro Vermelho com uma ação educativa na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Praia do Saco, realizada nesta terça-feira (10). A iniciativa reforça a importância da prevenção, diagnóstico precoce e acolhimento de pacientes com HIV/Aids, promovendo a saúde e o bem-estar à população.

Equipe da Saúde de Mangaratiba realiza palestra na ESF da Praia do Saco
Equipe da Saúde de Mangaratiba promove palestra na ESF da Praia do Saco como parte da Campanha Dezembro Vermelho (FOTO DIVULGAÇÃO/PMM)

Durante todo o mês de dezembro, as unidades de saúde do município (ESFs) anunciaram uma programação especial que inclui palestras, orientações de especialistas e atividades externas à conscientização sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O objetivo é promover a testagem precoce, desmistificar preconceitos associados à Aids e fomentar a adoção de práticas preventivas.

LEIA MAIS: DEZEMBRO LARANJA: EVENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO, SOLIDARIEDADE EM MANGARATIBA
 Além da disseminação de informações, a campanha busca alcançar diferentes públicos para garantir maior adesão às práticas preventivas e acesso a diagnósticos, contribuindo para a redução de novos casos e o combate à discriminação.

Dezembro Vermelho

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017 como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A ação objetiva, ainda, chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Constitui-se em um conjunto de atividades relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e às demais ISTs, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de modo integrado em toda a administração pública, com entidades da sociedade civil organizada e organismos internacionais.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

Essa conquista se deve ao fortalecimento das ações do Ministério da Saúde para ampliar a oferta do melhor tratamento disponível para o HIV, com a incorporação de medicamentos de primeira linha para tratar os pacientes.

*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mangaratiba.

Welington Campos

Welington Campos é jornalista profissional. Tem formação em Licenciatura em Letras – Português e Espanhol. Exerce a função de subeditor do Jornal Atual, onde atua desde sua fundação em 2001.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com