Denúncias revelam lixão clandestino em Itaguaí
DENÚNCIA Um terreno usado como lixão irregular pela Prefeitura de Itaguaí, vem preocupando moradores do bairro Amendoeiras. Na área, estão sendo descartados entulhos e lixos, como pneus de bicicleta, resto de aparelhos eletrônicos e até um pedaço de vaso sanitário.
De acordo com denúncias mostradas pela TV Globo, o problema começou após caminhões da Prefeitura de Itaguaí despejarem lixo no terreno. “Do nada apareceu os caminhões, jogando lixo aqui. Já tentamos tirar, só que eles ainda continuam a jogar”, relatou um morador à reportagem.
Ainda segundo a reportagem, além de usar o local de forma ilegal, a prefeitura está enterrando e às vezes, queimando o lixo.
O caso já recebeu atenção das autoridades ambientais, já que o terreno vem recebendo acúmulo de lixo a céu aberto, o que pode contaminar o solo em uma área onde a água das casas vem do lençol freático e não recebe tratamento.
O Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea), informou à reportagem que planeja realizar uma vistoria no local para verificar a veracidade das denúncias. Ainda segundo o órgão, caso seja confirmado o cometimento de crime ambiental, a Prefeitura de Itaguaí poderá ser multada em até R$ 50 milhões.
Em resposta à reportagem, a Prefeitura de Itaguaí admitiu que descartou entulhos no terreno, mas que regularmente o lixo produzido pela cidade é levado para a Central de Tratamento de resíduos Santa Rosa, localizada em Seropédica.
VINICIO DA MATTA
vinicio.damatta@jornalatual.com.br