Defesa Civil estoca água potável para enfrentar crise hídrica
Iniciativa visa garantir água suficiente para famílias em situação de vulnerabilidade durante uma estiagem prolongada
Com o objetivo de garantir que a população carente de Mangaratiba não tenha acesso à água potável durante uma forte estiagem que atinge a região, a Defesa Civil local montou um polo de armazenamento emergencial. Atualmente, mais de 30 toneladas de água estão estocadas, prontas para atender as famílias em extrema vulnerabilidade social, atendidas pela Secretaria de Assistência Social, caso a crise hídrica se agrave.
A distribuição de água será realizada gratuitamente e de forma coordenada pelas equipes de Assistência Social, que já acompanham essas famílias. “Apesar da situação crítica, com a escassez de chuvas, ainda temos um mínimo de abastecimento. No entanto, se a estimativa se prolongar, já estamos preparados para garantir a água potável daquelas que mais precisam. Trata-se de um trabalho preventivo, articulado com as Secretarias e órgãos do gabinete de crise montados pela Prefeitura”, afirmou o Secretário de Defesa Civil, coronel Rogério Escarani.
APOIO DO GOVERNO DO ESTADO
Além do armazenamento local, Mangaratiba também está trabalhando em parceria com a Defesa Civil do estado. Integrante do Gabinete de Crise de Mangaratiba, o órgão estadual tem disponibilizado caminhões-pipa para a cidade e realizado o abastecimento de pontos estratégicos, a fim de garantir a manutenção de serviços públicos essenciais.
Esse suporte viabilizado pelo estado também tem permitido que a Cedae possa deslocar seus caminhões-pipa para locais de difícil acesso e áreas mais distantes do centro da cidade. O trabalho tem sido primordial para contornar os impactos da estiagem no município.