Defesa Civil de Mangaratiba participa de simulado de incêndio e resgate
Exercício faz parte do Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde e visa aprimorar respostas rápidas a desastres na região
A Secretaria de Defesa Civil de Mangaratiba marcou presença, nesta terça-feira (10), em mais um simulado do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) da Costa Verde. A ação, que ocorreu no Resort Marina Costabella, em Angra dos Reis, reuniu empresas e órgãos públicos que integram o Plano, com o objetivo de treinar e aperfeiçoar respostas a emergências.
Desta vez, o exercício simulou um cenário de incêndio em embarcações e a busca por vítimas em acidentes envolvendo lanchas. A Defesa Civil de Mangaratiba, coordenadora do PAM, foi responsável por realizar a avaliação de riscos das atividades simuladas. A operação também serviu para testar a prontidão das equipes, a eficiência do plano de comunicação e a coordenação dos recursos entre as partes envolvidas.
O Plano de Auxílio Mútuo da Costa Verde realiza atividades como essa com a finalidade de integrar entidades públicas e privadas, promovendo uma resposta rápida e eficaz a desastres, visando minimizar os impactos sobre a população.
O Secretário de Defesa Civil de Mangaratiba, Coronel Rogério Escarani, esteve presente durante todo o exercício simulado.
SAIBA MAIS SOBRE O PAM
O PAM (Plano de Auxílio Mútuo) representa uma associação sem fins lucrativos composta por empresas privadas/públicas e órgãos públicos municipais, estaduais e federais, com objetivo de atuar de forma cooperada no atendimento a uma emergência. Por meio do PAM, empresas, órgãos públicos e instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer ocorrência anormal, que venha acontecer.
Seu foco é de viabilizar providências conjuntas para ajuda, socorro ou assistência de forma ágil e que garanta a diminuição de riscos e danos.