Comitê Guandu intensifica campanha contra queimadas na Mata Atlântica
Campanha visa reduzir os incêndios florestais no bioma que cobre 17% da área do estado do Rio de Janeiro
Com uma agenda de infraestrutura verde que prioriza a restauração e preservação da Mata Atlântica para a produção de água, o Comitê Guandu-RJ vem intensificando o trabalho de prevenção contra os incêndios florestais neste importante bioma. Com a sua Campanha Fiscal das Queimadas em andamento nas redes sociais, o Colegiado segue com alertas, principalmente diante de dados preocupantes.
Segundo números da plataforma do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndio na Mata Atlântica do Rio aumentaram 440% neste ano, comparando o primeiro semestre de 2024 com o de 2023. Até julho deste ano, os casos de queimadas nas florestas fluminenses já chegaram a 434, ultrapassando o somatório dos 12 meses do ano passado, que foi de 414 casos.
DADOS DO CORPO DE BOMBEIROS
Os números do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro são ainda mais alarmantes, pois incluem todos os combates a incêndios em vegetação, como em terrenos baldios. As ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros já ultrapassaram 8 mil neste ano em todas as regiões do estado, quase três vezes mais do que os casos registrados em 2023 entre janeiro e junho, que ficaram em menos de 3 mil.
A Campanha Fiscal das Queimadas é lançada anualmente no período mais seco, quando o risco de incêndios aumenta, não só pelo inverno, mas também pelas festas juninas e julinas. A ação de conscientização se estende até setembro e conta com reforço de parceiros como a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e prefeituras da RH II.
IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO
Na Mata Atlântica, mais de 90% dos incêndios em áreas naturais são causados pela ação humana, com ou sem intenção. Nos períodos secos, quando não há raios, as causas naturais são inexistentes. A prevenção de incêndios sempre foi fundamental, mas este ano tornou-se crítica devido às condições climáticas favoráveis ao fogo, segundo especialistas.
A campanha é apenas uma das várias ações realizadas pelo Colegiado na preservação da Mata Atlântica, que cobre 17% da área do estado do Rio de Janeiro, sendo crucial até mesmo para o abastecimento de água.
Para denunciar as queimadas, ligue para o 193 ou para o Linha Verde, um programa do Disque Denúncia. Os telefones são: 0300 253 1177 (para o interior, a custo de ligação local), 2253 1177 (para a capital), ou utilize o aplicativo “Disque Denúncia RJ”.